A cidade de Goiânia está prestes a dar um grande passo rumo à sustentabilidade e à melhoria da qualidade do ar.
O governo do estado anunciou nesta segunda-feira (7/8) um projeto de modernização do corredor de mobilidade urbana, que prevê a eletrificação da frota de ônibus, a reforma dos terminais e plataformas e a melhoria da qualidade do serviço prestado aos usuários.
Os benefícios dessa mudança são enormes, tanto para o meio ambiente quanto para os usuários do transporte coletivo. Os novos ônibus elétricos serão do tipo articulado, com 21 metros de comprimento e autonomia de 250 quilômetros.
Inicialmente, estes ônibus serão exclusivos para o trecho original do Eixo Anhanguera. Os demais veículos não serão substituídos neste primeiro momento. O Eixo Anhanguera é a principal rede de transporte coletivo metropolitana, conectando os 15 dos 19 municípios da região Metropolitana de Goiânia.
O projeto foi apresentado pelo secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano da Rocha Lima, que destacou os benefícios da iniciativa.
“Teremos um Eixo totalmente reformulado, com a qualidade que o cidadão merece, diminuindo a superlotação dos ônibus, garantindo terminais modernos com rede wi-fi gratuita e ônibus climatizados, com sinal de internet. Um outro padrão de qualidade que vai ser oferecido ao cidadão goiano” declarou.
Eletrificação da frota de ônibus
A eletrificação da frota de ônibus é uma iniciativa pioneira e inovadora, que coloca Goiânia na vanguarda da mobilidade urbana sustentável no Brasil.
Para garantir a modernização do Eixo Anhanguera, será criada uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada por cinco empresas participantes da Rede Metropolitana de Transporte Público (RMTC) de Goiânia, no qual a Metrobus, que adquirirá 65 novo ônibus elétricos por meio de licitação conjunta. A SPE será responsável pela aquisição e manutenção dos veículos elétricos do Eixo Anhanguera, bem como de todo o sistema.
“Acabamos de fechar um acordo com o consórcio formado por cinco empresas, incluindo uma estatal que é a Metrobus, que irá fazer a aquisição dos ônibus elétricos, por meio do contrato de concessão. Ao mesmo tempo, iremos reformar todos os terminais e plataformas do Eixo Anhanguera e suas extensões. Então, estamos contratando de imediato 65 ônibus elétricos que começarão a chegar no início do ano que vem. E a reforma de todos os terminais está prevista para até final de 2024” ressaltou Adriano da Rocha Lima.
Investimento
O valor do investimento do setor público é de aproximadamente R$: 400 milhões, sem alteração de tarifas para os consumidores e pago por meio de subsídios de transporte que são diluídos por novos contratos ao longo dos anos, sem mudança na tarifa ao usuário, que permanecerá no valor atual de R$ 4,30.
“A região Metropolitana de Goiânia é formada por 19 municípios, onde o Estado assume a conta de 16 municípios, somando esforços financeiros com Senador Canedo, Aparecida de Goiânia e Goiânia, compondo a governança do sistema do transporte coletivo. É a partir desta parceria que estamos reformulando as mudanças no transporte coletivo da região metropolitana” finaliza Adriano da Rocha Lima.