O Procon Goiás e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgaram alertas para golpes envolvendo o Programa Desenrola Brasil, que entrou em vigor no último dia 17.
O objetivo do programa é oferecer melhores condições de renegociação de dívidas, mas os golpistas têm se aproveitado para atrair vítimas.
De acordo com o Procon Goiás, as tentativas de fraude podem acontecer por meio de anúncios pagos nas redes sociais e redirecionamento para links falsos, que solicitam dados pessoais ou pedem o pagamento de taxas com promessa de limpar o nome.
Segundo a Febraban, é importante que os interessados em renegociar as dívidas entrem em contato diretamente com o banco por meio dos canais oficiais.
Além disso, é importante ressaltar que somente após a formalização de um contrato de renegociação é que o usuário deve permitir os débitos em sua conta, nas datas acordadas.
Um outro ponto de alerta é a verificação cuidadosa, no momento do pagamento, caso seja por meio de boletos, para garantir que está sendo feito diretamente à instituição financeira com a qual o cliente possui uma pendência.
Desenrola Brasil
Na etapa inicial do programa, as instituições financeiras têm a possibilidade de regularizar o nome das pessoas que possuem dívidas de até R$ 100. É importante destacar que a dívida em si não é perdoada; no entanto, o devedor deixará de ter restrições em seu nome, permitindo-lhe fazer novos empréstimos e realizar outras operações, como fechar contratos de aluguel.
Além disso, o programa também oferece a oportunidade de renegociar débitos com os bancos para devedores que possuíam uma renda de até R$ 20 mil. No entanto, vale lembrar que o “Desenrola Brasil” engloba apenas as dívidas contraídas até 31 de dezembro do ano anterior. Essa iniciativa visa aliviar o peso das dívidas sobre os cidadãos e possibilitar uma nova chance de organização financeira para aqueles que se enquadrem nos critérios.