Após oito anos desde o início das obras, apenas 8% do trecho 1 do BRT Norte-Sul, que conecta o Terminal Isidória, em Goiânia, ao Terminal do Cruzeiro, em Aparecida de Goiânia, foi concluído.
A obra está paralisada desde dezembro de 2021, quando o consórcio Norte-Sul formado pelas empresas GAE, Sobrado e JM, desistiu do contrato celebrado com a Prefeitura de Goiânia.
BRT Norte-Sul
Segundo a Prefeitura de Goiânia, o novo processo licitatório para a construção da via era para ter saído em abril deste ano, o que não aconteceu.
A justificativa para o atraso é atribuída à demora na liberação por parte da Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento da obra. No entanto, o banco afirma que nunca recebeu a documentação necessária para dar continuidade aos trâmites.
Quando houve o rompimento do contrato com o consórcio responsável, a prefeitura prometeu que a obra seria concluída até o final deste ano, com a expectativa de licitar o projeto no primeiro semestre do ano passado, o que também não ocorreu.
Ao Portal Dia, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) disse que, no trecho em questão, há um ano e sete meses parado, foi feita apenas parte da pavimentação do corredor central, galerial pluvial e calçada em uma extensão de aproximadamente 600 metros à um custo de R$ 7 milhões. O valor licitado era de R$ 67,6 milhões.
- BRT em Goiânia: entrega da obra é adiada para dezembro deste ano
Trecho 2 do BRT já custa mais de R$ 320 milhões
Com relação ao trecho 2, que liga Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória, o valor original da obra saltou de R$ 245.528.560,26 para R$ 324.912.393,98, representando um gasto a mais de R$ 79 milhões.
De acordo com a Seinfra, 97% da obra do trecho II já foi executada e a previsão de entrega era no último mês de junho. No entanto, esse prazo foi adiado para dezembro deste ano à pedido da empresa de obras.
A prefeitura garante, também, que esta foi a última prorrogação de prazo e que a medida não terá aditivo financeiro.