A Romaria de Trindade 2023 chegou ao fim e superou as expectativas da organização. Aproximadamente 3,6 milhões de fiéis passaram pela cidade durante os dez dias de evento.
A festa religiosa é considerada a maior do Centro-Oeste, a terceira maior do país e a primeira do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
Balanço da Romaria de Trindade 2023

De acordo com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), o balanço foi feito pela Polícia Militar, juntamente com o Corpo de Bombeiros e o Santuário Basílica de Trindade.
Nos dez dias de festividade, os 3,6 milhões de fiéis que passaram pela cidade fizeram suas preces, pagaram promessas e agradeceram ao Divino Pai Eterno pelas bençãos recebidas.
Além disso, durante toda a festa foram realizadas quase 200 celebrações, desde missas, novenas, procissões, orações do terço, além de batizados e confissões, alvoradas e vigílias. A programação também contou com show do cantor Roberto Carlos.
“Desde o primeiro dia de festa foi uma alegria. A praça do Santuário estava lotada de devotos, e foi aumentando até o último dia. Portanto, tenho certeza de que os romeiros saíram renovados pelo Pai. Atendendo o chamado e seguindo a sua missão”, disse o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Aurélio Martins.
- Romaria de Trindade: Veja 10 pontos para fazer um tour e vivenciar a Fé

Neste ano, o tema da Romaria foi “O Pai nos chama e envia”, inspirado no 3º Ano Vocacional vivido pela Igreja do Brasil. Ele recorda o tema e o lema que celebram os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e incentivo a todas as vocações no país.
Durante a festa, o governador Ronaldo Caiado também fez a entrega simbólica do título do ‘Capital da Fé’, concedido pela Assembleia Legislativa, por meio do projeto de lei 21.951/2023, de autoria do deputado estadual George Morais.