O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2023 já está disponível para consulta.
Serão R$ 7,5 bilhões restituidos, o maior valor já pago, pela Receita Federal, em um lote de restituição do imposto de renda.
Restituição do Imposto de Renda 2023
▪️ Mais de 4 milhões de contribuintes terão o dinheiro depositado na conta até a próxima quarta-feira (31/5), também, último dia da entrega da declaração.
▪️ Para consultar a disponibilidade da restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal e clicar nas opções “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”.
▪️ Neste primeiro lote, quem deve receber a restituição são os contribuintes idosos, com alguma deficiência ou doença grave, além dos contribuintes que a maior fonte de renda seja o magistério.
▪️ Também estão inclusos nesse grupo os contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou pela restituição via pix.
▪️ Vale lembrar que são cinco lotes de restituições. O último será pago em setembro.
Como é feito o pagamento
▪️ O pagamento da restituição ocorre por meio do depósito direto na conta bancária indicada na declaração de imposto de renda, podendo ser realizada também por meio da chave pix, caso seja indicada.
▪️ No caso de algum impedimento para o crédito, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.