O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) aderiu a uma nova modalidade de transações comerciais: a venda digital de veículos. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (22/5).
Além de Goiás, outros 19 estados já aderiram à venda digital, como São Paulo, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Alagoas, Acre, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná e Sergipe.
Venda digital de veículos em Goiás
▪️ De acordo com o Governo de Goiás, a partir de agora os donos de veículos podem fazer a transação através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
▪️ Com a mudança, os moradores do estado poderão vender automóveis sem a necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel. Para isso, basta a assinatura digital do governo federal e a biometria facial.
▪️ O CDT oferece a possibilidade de realizar a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) tanto pelo vendedor quanto pelo comprador, a partir da comunicação automática de venda.
▪️ Esse processo é viabilizado por meio do aplicativo oficial do CDT, disponível para download na App Store e Google Play. Vale ressaltar que essa opção está disponível após autorização do Detran para o registro do veículo.
▪️ Para consolidar a venda é importante que o novo proprietário compareça ao Detran-GO para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.
▪️ A medida está disponível para documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e.
Veja o passo a passo
- Para fazer a venda digital é preciso entrar no App da CDT e registrar a intenção de venda para o comprador;
- O comprador e vendedor precisam assinar Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e). Nesse processo é registrada a intenção de venda e a comunicação de venda no Detran-GO de jurisdição do veículo;
- A assinatura de venda digital é feita via biometria, certificação digital ou via GOV.BR; a medida é importante para evitar golpes e fraudes;
- Depois, o comprador deve abrir o processo físico no Detran-GO para concluir a transferência.