A Polícia Civil de Minas Gerais (PCGO) anunciou que vai finalizar a investigação sobre o acidente de avião que matou a cantora Marília Mendonça, em novembro de 2021.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o laudo, na última segunda-feira (15/5), apontando as causas da queda do avião.
Investigação sobre acidente de Marília Mendonça será encerrado
▪️ O relatório do Cenipa aponta que não houve falha mecânica na aeronave, mas sim uma “avaliação inadequada” do piloto na aproximação para pouso que resultou no acidente aéreo da cantora.
▪️ A aeronave colidiu com um cabo de uma torre de distribuição da Companhia Energética de Minas Geraisv(Cemig), sendo que a linha de transmissão estava localizada fora da zona de proteção do aeródromo.
▪️ Segundo o Cenipa, o piloto realizou uma avaliação incorreta dos parâmetros da operação da aeronave, prolongando a perna do vento por uma distância consideravelmente maior do que o esperado para uma aeronave classificada como “Categoria de Performance B” nos procedimentos de pouso.
▪️ É importante ressaltar que o objetivo do relatório não é estabelecer culpa no acidente, mas sim sugerir medidas para aprimorar a segurança aeronáutica e prevenir novos acidentes.
Advogado da família de Marília Mendonça descarta falha humana; filha do piloto responsabiliza Cemig
▪️ O advogado da família de Marília Mendonça descarta a possibilidade de falha humana, argumentando que as opções e decisões tomadas pelo piloto não foram consideradas irregulares.
▪️ Ele ressalta que, mesmo que o piloto tenha alterado o plano de voo, isso estava dentro das possibilidades do profissional, levantando a questão do obstáculo presente.
▪️ Já o advogado da filha do piloto argumenta que a responsabilidade do acidente é da Cemig.
▪️ Ele afirma que a empresa tenta encontrar outras justificativas além da própria responsabilidade, citando o fato de a linha não ter sido devidamente sinalizada e de uma carta de aproximação visual não ter sido emitida, sendo algo que já deveria estar disponível no local.