Os motoristas e entregadores de app iniciaram, às 4h desta segunda-feira (15/5), uma paralisação nos serviços de corrida e delivery por 24h.
Usuários de Goiânia e Região Metropolitana relatam que sentiram dificuldades nos serviços. A mobilização acontece em todo o Brasil.
Greve de motoristas e entregadores de app
▪️ De acordo com a categoria, a paralisação deve durar 24 horas, se estendendo até às 4h da manhã de terça-feira (16).
▪️ Os motoristas estão fazendo um Day Off dos aplicativos, ou seja, o desligamento dos aplicativos por 24 horas. Além disso, também há o registro de duas manifestações, uma no Cepal do Setor Sul e outra no Estádio Serra Dourada.
▪️ Em Goiás, mais de 35 mil motoristas estão cadastrados nas plataformas. Alguns usuários relataram problemas na prestação do serviço.
“Fiquei quase 30 minutos tentando solicitar uma corrida, mas nenhum motorista aceitou”, relatou um usuário de Trindade.
“Tentei pedir um carro para ir para o trabalho, mas não tinha motorista por perto. Foram mais de 20 minutos de espera e desisti”, disse outro morador do Jardim Nova Esperança, em Goiânia.
▪️ Por outro lado, usuários contam que não tiveram problemas com os serviços nesta segunda-feira (15), mas notaram alta nos preços.
“Não notei diferença na solicitação. Pedi uma corrida, o motorista aceitou rápido e chegou no horário certo. Mas o valor estava bem mais alto que o normal”, diz uma moradora do Jardim Europa, também na capital.
Reivindicações
▪️ Entre as principais pautas de reivindicações da categoria estão o baixo valor das corridas pago aos motoristas e entregadores, além do percentual descontado pelas operadoras, que chega a quase 50% em algumas plataformas.
▪️ Outras demandas incluem a disponibilização de seguro de vida e saúde, a melhoria de proteção contra assaltos e violência. Outro ponto é cobrança adicional por parada durante a corrida, além do custo do combustível.
▪️ O vice-presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo de Goiás (Amago), Rodrigo Vaz, enfatizou que a categoria passa por grandes dificuldades.
“Nossas dificuldades estão grandes, as viagens são em média descontadas 40% a 50%. Os aplicativos ficam com o valor maior de cada viagem.”, disse.
Posicionamentos
iFood
Em nota, o iFood se manifestou e ponderou que está aberta à diálogo com os profissionais. Confira a íntegra:
O iFood respeita o direito à manifestação e à livre expressão dos entregadores e entregadoras. Desde 2020, trabalhamos na construção de espaços recorrentes e permanentes de escuta e melhoria constante.
Como empresa brasileira e ciente do seu papel na geração de oportunidades, temos nos dedicado na criação de uma agenda sólida e perene de diálogo com os trabalhadores e representantes da categoria para o aprimoramento de iniciativas que garantam mais dignidade, ganhos e mais transparência para estes profissionais.
A empresa segue disponível ao diálogo aberto com os entregadores para buscar melhorias para os profissionais e para todo o ecossistema.
99
O 99 se manifestou através da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec). Veja a íntegra:
A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (AMOBITEC) respeita o direito de manifestação e informa que as empresas associadas mantêm abertos seus canais de comunicação com os motoristas parceiros, reafirmando a disposição para o diálogo contínuo, de forma a aprimorar a experiência de todos nas plataformas.
O Portal Dia também entrou em contato com a Uber e Indriver e aguarda retorno.