A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta sexta-feira (5/5), o fim da Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (PHEIC, em inglês) para a covid-19.
A decisão foi anunciada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, após a 15ª reunião do Comitê de Emergência para a Covid-19.
“Com grande esperança, declaro a Covid-19 encerrada como uma emergência de saúde global”, disse.
Fim da pandemia de Covid-19
▪️ A ‘emergência em saúde global’ foi declarada em janeiro de 2020, após as primeiras descobertas dos casos da doença no mundo.
▪️ Agora, após mais de três anos e quase 7 milhões de mortes, o diretor-geral da OMS declarou que a doença não é mais uma emergência de saúde global.
▪️ Entretanto, ressaltou que a medida não significa que a doença deixou de existir, mas sim que agora pode ser controlada.
▪️ Com o fim da emergência sanitária, a OMS estabeleceu algumas recomendações para manter a vigilância e fortalecer o sistema de saúde, além do preparo para futuras pandemias.
▪️ Entre as recomendações estão a inclusão da vacinação contra a Covid-19 nos programas de imunização ao longo da vida e o preparo de planos contra pandemias de doenças respiratórias.
▪️ Além disso, também foi recomendado a restauração de programas de saúde impactados pela pandemia de Covid-19 e o apoio à pesquisa.
Leia também: