O semiaberto em Aparecida de Goiânia será transferido de local para dar lugar ao novo distrito agroindustrial da cidade. Com isso, uma nova unidade será construída em outro espaço, dentro do Complexo Prisional de Aparecida. A previsão de entrega é de 24 meses.
A transferência foi oficializada, nesta quarta-feira (19/4), com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB).
O acordo foi firmado entre Estado, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), e Ministério Público de Goiás (MP-GO).
- Casas a custo zero: Goiás realiza primeiro sorteio de moradias nesta quinta (20)
De acordo com o vice-governador, o assunto vem sendo discutido há mais de um ano. Além disso, ressalta que o semiaberto desvaloriza a região, a única, segundo ele, com condições de crescimento na cidade.
“Neste local, o semiaberto tem trazido prejuízos para a cidade, porque é a única região de Aparecida que tem condições de crescimento. Então, é um desejo que a gente possa ocupar melhor o local, para que seja um espaço de crescimento e geração de renda”, disse Vilela.
Conforme a DGAP, a nova unidade prisional irá disponibilizar 500 vagas. O diretor-geral, Josimar Pires, garantiu que as obras serão concluídas em 24 meses.
- Lide Brazil Conference: Ronaldo Caiado cancela viagem a Londres
É um tempo que vamos vencer de forma recorde”, disse o diretor-geral.
Novo distrito agroindustrial será construído no local do semiaberto em Aparecida
O espaço atualmente ocupado pelo semiaberto dará lugar ao Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), que será administrado pela Codego.
O projeto envolve uma área total de 2 milhões de metros quadrados (m²), com 1,1 milhão de m² divididos em 359 lotes.
O presidente da companhia, Manoel Castro, garantiu um investimento de R$ 130 milhões em infraestrutura, com o objetivo de preparar a região para receber novas indústrias e gerar emprego e renda. Além disso, os terrenos serão vendidos com um desconto de 70% em relação ao valor de mercado.