A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, em segunda e última votação nesta terça-feira (18/4), o projeto de lei que regulamenta o Sistema Ferroviário Estadual em Goiás. Agora, a proposta segue para sanção do governador Ronaldo Caiado.
Sistema Ferroviário Estadual em Goiás
▪️ O objetivo da proposta, elaborada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), é estabelecer diretrizes para o transporte de cargas e passageiros por meio de ferrovias, integrando diversos modais logísticos no estado.
“O investimento em ferrovias vai funcionar como fator indutor e catalisador de desenvolvimento para Goiás”, destacou o presidente da Agência, Lucas Vissotto.
▪️ A expectativa é que a movimentação via ferrovias proporcione um transporte eficiente, econômico e seguro, beneficiando o escoamento da produção agropecuária e industrial.
▪️ Com a redução dos custos em serviços de transporte, o governo goiano espera que os produtos tenham ainda mais competitividade no cenário nacional e internacional.
▪️ A proposta não acarretará custos para o Estado, já que a implantação e exploração do serviço ferroviário será realizada por meio de concessão ou permissão para a iniciativa privada.
Colaboração
▪️ Um workshop realizado em março ampliou o debate sobre a instalação do SFE, reunindo cerca de 200 pessoas, incluindo representantes de empresas de logística, entidades administrativas à engenharia, gestores públicos, além do governador Ronaldo Caiado e o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales.
▪️ Representantes interessados na extensão do transporte multimodal tiveram acesso à proposta de implantação do SFE e contribuíram com sugestões para a elaboração do projeto de lei.