A Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) emitiu um alerta para os casos de malária em Goiás. A notificação foi feita na segunda-feira (17/4), após mais um registro confirmado em Anápolis, a cerca de 55km da capital goiana.
Casos de malária em Goiás
▪️ Um diagnóstico laboratorial confirmou a doença em uma paciente de Anápolis, que esteve em uma chácara de Aparecida de Goiânia.
▪️ O caso é considerado autóctone, uma vez que a mulher não viajou para fora do estado. Ela se deslocou apenas para uma chácara em Aparecida de Goiânia, próxima ao local onde outro caso foi confirmado, em fevereiro.
▪️ A Coordenação de Zoonoses da Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO esteve no local de provável infecção em Aparecida de Goiânia acompanhando o controle vetorial para reduzir os riscos de transmissão.
▪️ Além disso, a equipe de trabalho realiza pesquisa para captura o mosquito Anopheles, vetor responsável pela transmissão da doença. E, ainda, busca pessoas sintomáticas na região onde os casos foram confirmados.
▪️ No total, 67 casos foram notificados em Goiás, sendo que 34 foram confirmados e 33 descartados. De acordo com a SES-GO, 32 notificações confirmadas este ano tiveram origem em outros Estados ou países.
▪️ A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, afirma que a população precisa ter atenção em relação a doença.
“A malária é uma doença que, se não for tratada, poderá evoluir rapidamente para a forma grave e complicada, levando a óbito.”
A SES-GO ressalta que a população deve adotar algumas medidas para evitar o contágio, como:
- Usar repelentes (não aplicar em crianças menores de 2 anos sem orientação médica);
- Proteger áreas do corpo que o mosquito possa picar;
- Usar cortinados e mosquiteiros sobre a cama ou a rede;
- Evitar locais próximos a criadouros naturais de mosquitos, como beira de rio ou áreas alagadas.
A doença
▪️ A malária é uma doença infecciosa aguda, com distribuição mundial, causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitida pela picada do mosquito Anopheles infectado.
▪️ Seus sintomas incluem febre, calafrios, cefaléia, sudorese, mialgia, náusea e vômitos, com gravidade variável.
▪️ A doença pode ser confundida com outras doenças infecciosas na fase inicial e só pode ser confirmada ou descartada por meio de diagnóstico laboratorial.