A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (18/4), a 10ª fase da Operação Lesa Pátria, que investiga as atos golpistas do último dia 8 de janeiro, na sede dos Três Poderes, no Distrito Federal.
O objetivo da ação é identificar pessoas que participaram, financiaram, fomentaram ou se omitiram dos ataques. Nesta fase da operação, um Coronel da PM de Goiás foi preso.
Operação Lesa Pátria
▪️ A PF cumpriu, nesta terça (18), 16 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal.
▪️ A ação foi realizada em oito estados, incluindo Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
▪️ As ameaças investigadas incluem crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição de bens protegidos.
Coronel da PM de Goiás
▪️ Nesta fase da operação, a PF cumpriu um mandado de prisão contra um coronel da Polícia Militar de Goiás (PMGO), Benito Franco.
▪️ Com 25 anos de carreira, ele foi comandante do batalhão da Rotam de janeiro de 2019 a agosto de 2021.
▪️ O coronel ganhou destaque durante as buscas por Lázaro Barbosa, acusado de vários crimes violentos na região do Entorno do DF.
▪️ Após o resultado das eleições 2022, o coronel comentou algumas notícias veiculadas sobre a derrota de Bolsonaro na corrida presidencial.
“Vimos que o presidente aguentou esse tempo todo e você reclama que o presidente está em silêncio? Só o fato de ele não ter anunciado e reconhecido a vitória do ladrão (sic) já diz tudo e é o que você precisava saber. Então mantenha a calma. Ninguém tá brincando de bandeirinha na rua não.”.
▪️ No vídeo ele ainda falou sobre os protestos pelo Brasil e afirmou que Lula não subiria a rampa do Planalto, no dia da posse.
“Pelos meus filhos, pelos seus filhos. Até pelos seus filhos, eleitores do Lula, que não se importa de obter as coisas licitamente, eu, coronel Benito Franco, da Polícia Militar de Goiás, ex-comandante do batalhão de Rotam, falo com todas as letras: o ladrão (sic) não sobe a rampa”.
▪️ Apoiador de Jair Bolsonaro, o coronel chegou a se candidatar a deputado federal nas eleições de 2022, mas não foi eleito.
Notas oficiais
Polícia Militar do Estado de Goiás
A propósito da solicitação de nota sobre a deflagração da 10ª fase da Operação Lesa Pátria,
da Polícia Federal, onde foi cumprido mandado de prisão preventiva em desfavor de um Oficial da
Polícia Militar do Estado de Goiás, informamos:A Polícia Militar acompanhou todos os atos de cumprimento do mandado e segue
colaborando com a justiça.
O Portal Dia não localizou a defesa do coronel. O espaço segue aberto para manifestação.