Um levantamento feito pela Equatorial Goiás identificou que mais de 400 mil goianos estão aptos a receber o benefício do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, entretanto, ainda não estão cadastrados no programa.
As cidades com o maior número de clientes aptos e não inscritos são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás, respectivamente. O programa concede descontos de até 65% na tarifa de energia.
- Novo Bolsa Família: Veja o que muda e o que fazer para receber o benefício
Programa Tarifa Social de Energia Elétrica
O programa oferece descontos no valor mensal do consumo de energia para as famílias que se enquadram nos critérios de elegibilidade. A porcentagem de redução varia de acordo com a faixa de consumo.
Para famílias que consomem até 30 quilowatts por hora, o desconto é de 65%. Para aquelas que consomem de 31 a 100 quilowatts por hora mensalmente, o valor fica 40% mais baixo. Já para as que consomem de 101 a 220 quilowatts por hora, a redução é de 10%.
Famílias indígenas e quilombolas que estão inscritas no Cadastro Único têm direito a descontos ainda maiores. O benefício é de 100% para um consumo mensal de até 50 quilowatts por hora. Para consumo entre 51 e 100 quilowatts por hora, o desconto é de 40%. Para aqueles que consomem de 101 a 220 quilowatts por hora, a redução é de 10%.
Quem pode participar
Para se cadastrar ou para manter o benefício, é preciso ter o cadastro atualizado no Cadastro Único e na distribuidora de energia. Além disso, é necessário que a renda familiar mensal por pessoa seja menor ou igual a meio salário mínimo nacional.
Idosos com idade igual ou superior a 65 anos ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem se cadastrar.
Outra opção é para famílias inscritas no Cadastro Único, com renda mensal de até três salários mínimos, que tenham um membro portador de doença ou deficiência.
Como se inscrever
Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta checar se na parte superior da conta de energia, no espaço “Dados da Unidade Consumidora”, o campo “Classe/Subclasse” está preenchido com “Resid. Bx. Renda”.
É importante ressaltar que a conta de energia não virá zerada, pois nela está incluso não apenas o consumo de energia elétrica, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como multas, juros e parcelamentos.
Caso o cliente se enquadre nos critérios para obter o benefício, mas ainda não esteja incluído na Tarifa Social, basta entrar em contato com a companhia de energia por meio de um dos canais de atendimento e fornecer o número de sua unidade consumidora (que consta na conta de energia), CPF, RG ou outro documento com foto, além do número do NIS ou BPC.
Os clientes elegíveis podem se inscrever no Programa Tarifa Social em qualquer agência da Equatorial no Estado ou por meio do Call Center, pelo telefone 0800 062 0196.