O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncia, nesta segunda-feira (20/3), a retomada do programa Mais Médicos, com 15 mil vagas para todo o país. A cerimônia acontece no Palácio do Planalto, em Brasília.
Inicialmente, das novas vagas previstas para o ano de 2023, um total de 5 mil serão disponibilizadas por meio de um edital que será lançado ainda neste mês de março.
- Bolsa Família: começa pagamento com adicional de R$ 150; veja quem recebe
Além disso, as restantes 10 mil vagas serão ofertadas mediante a contrapartida dos municípios em um formato específico. Vale ressaltar que o governo estima um gasto de 712 milhões de reais neste ano para a realização dessa ação.
De acordo com o Governo Federal, a expectativa é que, até o final do ano, cerca de 28 mil médicos estejam distribuídos pelo Brasil, sobretudo, em áreas de extrema pobreza.
- Vacinação bivalente contra covid-19: veja onde se imunizar em Goiânia e Aparecida
Mais Médicos chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em mais de mil municípios brasileiros, diz Paulo Pimenta
Em uma publicação no Twitter, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, escreveu que o programa, criado pela então presidente Dilma Rousseff (PT), “chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros.
- Casas a custo zero: inscrições abertas para mais 5 cidades goianas
Além disso, o ministro ressaltou que o programa não só irá aumentar a quantidade de profissionais da área de saúde, mas também irá aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS) através de investimentos na construção e reforma de unidades básicas.