Começa nesta quarta-feira (15/3), o prazo para o contribuinte acertar as contas com o Leão de declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2023. A expectativa da Receita Federal é que, neste ano, sejam recebidas entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações, número superior ao recorde registrado em 2022, quando o Fisco recebeu 36.322.912 documentos.
A partir deste ano, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda foi alterado, passando a ser de 15 de março a 31 de maio. Segundo a Receita Federal, a mudança visa garantir que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida no primeiro dia de entrega.
De acordo com o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fernandes da Fonseca, as informações fornecidas na declaração pré-preenchida só são recebidas pela Receita Federal no final de fevereiro, o que exige um tempo para confirmação dos dados. Portanto, o formulário pré-preenchido estará disponível apenas a partir da metade de março, permitindo que o contribuinte verifique as informações e as confirme antes de enviar ao Fisco.
Há diversas mudanças na declaração deste ano, especialmente relacionadas à restituição. Aqueles que optarem por receber via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberão o valor mais rapidamente, mas seguindo as prioridades legais. No entanto, a opção de receber via Pix só é válida para quem informar o CPF no campo de pagamento da restituição.
Além disso, a declaração pré-preenchida terá mais informações disponíveis para os contribuintes. No ano passado, apenas aqueles com conta prata ou ouro no Portal Gov.br tinham acesso a esse recurso. Agora, será possível incluir mais informações, como arquivos registrados em cartório e criptoativos, o que aumenta a comodidade e reduz as chances de erros.
Por fim, houve uma mudança importante em relação à declaração de investimentos na bolsa de valores. A Receita Federal tornou-se uma declaração obrigatória apenas para aqueles que fizeram vendas de grande valor ou obtiveram lucro em suas aplicações.
- BRT em Goiânia: Entrega do trecho II está prevista para 30 de junho
Como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023
Para fazer a declaração do Imposto de Renda o contribuinte deve seguir os passos a seguir:
- Reúna os documentos necessários, como comprovantes de rendimentos, recibos de despesas médicas, comprovantes de pagamento de escola/faculdade, entre outros.
- Acesse o site da Receita Federal, baixe o programa de declaração do imposto de renda referente ao ano corrente, ou acesse a aba para “Fazer Online”.
- Selecione a opção “Nova Declaração”.
- Insira seus dados pessoais, como nome, CPF, data de nascimento, endereço e profissão.
- Informe seus rendimentos, tanto os tributáveis quanto os isentos, e as despesas dedutíveis, como as médicas, de educação e de previdência.
- Caso possua bens, como imóveis e veículos, informe-os na declaração.
- Preencha a ficha de variável de renda, caso tenha investido tipos na bolsa de valores ou possua outros de investimentos.
- Verifique se todas as informações estão corretas e finalize uma declaração.
- Gere o DARF para pagamento do imposto, caso seja necessário.
- Envie a declaração para a Receita Federal.
Lembre-se de que a declaração deve ser entregue dentro do prazo estipulado e que é importante verificar todas as informações com cuidado, evitando erros que possam gerar multas ou problemas com a Receita Federal.