A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) de famílias que possuem renda de até meio salário mínimo por pessoa e estão cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) é superior à média nacional, segundo uma pesquisa realizada pelo Governo de Goiás em dezembro de 2022.
No total, mais de 952 mil famílias, correspondendo a 81,77% dos cadastrados em Goiás, atualizaram suas informações pessoais. A média nacional para atualização cadastral está em 81,22%. No estado de Goiás, existem 1.282.879 goianos inscritos no CadÚnico.
De acordo com as normas do CadÚnico, é obrigatório que os cidadãos realizem a atualização de suas informações pessoais a cada dois anos ou sempre que houver mudanças. Para realizar esse procedimento em Goiás, os cidadãos podem se dirigir ao posto do CadÚnico, que geralmente fica no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) é responsável por monitorar o atendimento a esses postos.
“Não queremos só garantir índices elevados, queremos sempre ter em mãos o mapa atualizado da real situação econômica e social da nossa população, para levar cada vez mais benefícios a quem mais precisa”, afirmou o secretário Wellington Matos.
CadÚnico e programas sociais
A inscrição no CadÚnico é fundamental para garantir a participação em programas sociais do Governo de Goiás, como Mães de Goiás, Aluguel Social e ProBem. Além disso, o CadÚnico é a ferramenta principal para a inclusão de famílias em benefícios do governo federal. É importante ressaltar que a inscrição no CadÚnico pode ser realizada em qualquer período.
Programas sociais de Goiás:
- Mães de Goiás: Voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social com filhos de até 6 anos. O valor do benefício é de R$ 250,00;
- Aluguel Social: Programa oferece um repasse de R$ 350 por 18 meses;
- ProBem: Concede bolsas a estudantes do ensino superior.