Em um crime que tem chocado o país, as Polícias de Goiás, do Distrito Federal e Minas Gerais buscam montar um quebra-cabeça sobre a família assassinada no Distrito Federal.
O caso tem tido vários desdobramentos desde então. Tudo começou no último dia 12 de janeiro, quinta-feira da semana passada, quando a cabeleireira Elizamar da Silva, de 39 anos, e seus três filhos, um menino de 7 anos e um casal de gêmeos de 6, desapareceram.
De acordo com as investigações, Elizamar teria ido até a casa dos sogros buscar o marido, Thiago Belchior, de 30 anos. No entanto, após a visita, a mãe e os três filhos não foram mais vistos.
- Atos antidemocráticos: Alexandre de Moraes mantém 354 investigados presos por ataques em Brasília
Um dia depois, em 13 de janeiro, um carro semelhante ao dela foi encontrado carbonizado, com quatro corpos dentro, à beira de uma rodovia no município de Cristalina, a 130 quilômetros de Brasília. Após isso, os sogros, o marido e a cunhada de Elizamar também desapareceram, sendo registrado na polícia no domingo (15).
No dia 14 de janeiro, outro fato chamou a atenção da polícia. Um carro foi encontrado carbonizado, em Unaí, estado de Minas Gerais, à 120 quilômetros de Cristalina. O veículo era de Marcos Antônio, de 54 anos, pai de Thiago e sogro de Elizamar. O Instituto Médico Legal confirmou, dias depois, que os corpos carbonizados eram femininos.
A polícia acredita que os corpos sejam de Renata Juliene Belchior, de 52 anos, mãe de Thiago e sogra de Elizamar e da filha dela, Gabriela Belchior, de 25 anos, irmã de Thiago e cunhada de Elizamar.
Na terça-feira (17), três homens foram presos acusados de envolvimento no caso. Gildeon Batista foi detido pela manhã, Horácio Carlos pela tarde e Fabrício Silva, à noite. Horácio informou à polícia que Thiago, esposo de Elizamar, e Marcos Antônio, pai de Thiago e sogro de Elizamar, são os mandantes do crime.
Nesta quarta-feira (18), um sétimo corpo foi encontrado em um cativeiro em Planaltina, cidade satélite de Brasília. O corpo foi identificado e é de Marcos Antônio, sogro de Elizamar.
A motivação do crime que matou família inteira no DF
Ainda não se sabe ao certo o que teria levado aos crimes, mas as investigações apontam que a motivação pode ser dinheiro.
Em uma entrevista ao Brasil Urgente, da TV Band, o delegado do caso, Ricardo Viana, disse que uma hipótese do crime é que Renata, esposa de Marcos Antônio e sogra de Elizamar, teria vendido um imóvel e o marido quis ficar com o dinheiro.
Na confissão dos suspeitos de terem cometido os crimes, um deles disse que o próprio Marcos Antônio teria encomendado os assassinatos e que o motivo seria que o mesmo buscava se separar da esposa Renata para poder viver com sua outra família, composta pela ex-mulher Cláudia Regina e a filha que teve com ela, Ana Beatriz, que também estão desaparecidas. Contudo, essa teoria perdeu força após a localização do corpo de Marcos Antônio em um cativeiro em Planaltina.
Outra linha de investigação é que os três acusados de praticarem os crimes, Gideon, Horácio e Fabrício, se associaram para subtrair valores da família.
Linha do tempo do caso
- 12/01: Elizamar Silva desaparece com três filhos;
- 13/01: Carro é encontrado carbonizado, em Cristalina (GO), com quatro corpos (não identificados, sendo três crianças);
- 14/01: Carro de Marcos Antônio é encontrado carbonizado, em Unaí (MG), com dois corpos (não identificados, mas são femininos);
- 17/01: Gideon Batista é preso pela manhã. Horácio Carlos é detido pela tarde e cita Thiago (marido de Elizamar) e Marcos Antônio (sogro de Elizamar) como mandantes do crime. Fabrício Silva é preso, à noite.
- 18/01: Corpo de Marcos Antônio, sogro de Elizamar, é encontrando em um cativeiro em Planaltina, cidade-satélite do Distrito Federal.
Quem são os desaparecidos
- Elizamar Silva, 39, mãe de Gabriel, Rafael e Rafaela e esposa de Thiago Gabriel Belchior de Oliveira;
- Gabriel Silva, 7, filho de Elizamar;
- Rafael Silva, 6, filho de Elizamar;
- Rafaela Silva, 6, filha de Elizamar;
- Thiago Gabriel Belchior de Oliveira, marido de Elizamar;
- Marcos Antônio Lopes de Oliveira, 54, pai de Thiago e sogro de Elizamar;
- Renata Juliene Belchior, 52, mãe de Thiago e sogra de Elizamar;
- Gabriela Belchior de Oliveira, 25, irmã de Thiago e cunhada de Elizamar;
- Cláudia Regina Marques de Oliveira, ex-esposa de Marcos Antônio;
- Ana Beatriz Marques de Oliveira, filha de Cláudia Regina e Marcos Antônio.