O ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, foi preso na manhã deste sábado (14/1) ao desembarcar no aeroporto de Brasília.
O avião do ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro decolou nesta sexta (13) por volta das 23h30, e chegou a Brasília às 7h25 de hoje.
No aeroporto, foi montado um forte esquema de segurança para receber Torres, que foi encaminhado para o 4º batalhão da Polícia Militar no Guará, região administrativa da capital federal.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes havia decretado a prisão de Anderson Torres na última terça-feira (10), a pedido da Polícia Federal (PF). Na quarta-feira (11), o STF validou a decisão por nove votos contra dois.
Entenda a prisão de Anderson Torres
O ex-secretário de Segurança Pública do DF é acusado de ser conivente e ter facilitado os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8).
Torres, que foi ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, viu sua situação piorar após a PF ter encontrado, em sua casa, um documento de decreto de estado de defesa que invalidaria as eleições ocorridas em outubro passado.
- Após cirurgia de separação: Gêmeas siamesas seguem internadas em estado grave em Goiânia, diz boletim
No entanto, Anderson Torres nega qualquer tentativa de golpe de estado por ele e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ainda sobre a minuta de estado de defesa, o ex-ministro explica que, durante sua gestão no cargo de ministro da Justiça recebia várias sugestões e propostas dos mais diversos tipos. A minuta seria uma dessas. Ele disse, também, que o documento seria “oportunamente” decartado.
No cargo de Ministro da Justiça, nos deparamos com audiências, sugestões e propostas dos mais diversos tipos. Cabe a quem ocupa tal posição, o discernimento de entender o que efetivamente contribui para o Brasil.
— Anderson Torres (@andersongtorres) January 12, 2023
Depois que Moraes determinou sua prisão, Torres postou nas redes sociais que se entregaria.
Hoje (10/01), recebi notícia de que o Min Alexandre de Moraes do STF determinou minha prisão e autorizou busca em minha residência. Tomei a decisão de interromper minhas férias e retornar ao Brasil. Irei me apresentar à justiça e cuidar da minha defesa.
— Anderson Torres (@andersongtorres) January 10, 2023