O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficou 10% mais caro para os contribuintes goianos neste ano de 2023. Por isso, mesmo sem o aumento das alíquotas, os motoristas vão sentir no bolso.
De acordo com a Secretaria da Economia, o cálculo do imposto é feito conforme o preço do veículo avaliado pela tabela Fipe, mais o valor da alíquota de acordo com a categoria de veículo.
O motivo do aumento no IPVA é a alta no valor da venda de carros usados. Em relação ao ano passado, segundo a Secretaria de Economia, o preço subiu 10%, o que agora será sentido pelos contribuintes. O preço dos carros usados começou a ser valorizado na pandemia, com a falta de peças para veículos novos.
Entretanto, caso o proprietário do veículo não concorde com o valor de venda no boleto, basta entrar em contato com a Secretaria da Economia para pedir revisão.
Veja os valores dos veículos para cálculo do IPVA
IPVA em Goiás
Em dezembro, o Governo de Goiás informou que não teria aumento das alíquotas, mantendo a mesma praticada há oito anos. Confira:
- 1,25% para ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga
- 3% para motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos)
- 3,45% para veículos utilitários
- 3,75% para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático e demais veículos não especificados
Os boletos do IPVA 2023 já estão disponíveis e o pagamento poderá ser feito em até dez parcelas, exceto para veículos com placas terminadas em 1 e 2, que poderão parcelar em até nove vezes.
Além disso, os participantes do programa Nota Fiscal Goiana têm desconto de 5% a 10% no imposto dependendo do valor das compras feitas com a inclusão do CPF nas notas fiscais.
- Economia: Calendário do IPVA 2023