No próximo domingo, dia 1° de janeiro de 2023, acontece a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB), em Brasília. O evento deve receber mais de 300 mil pessoas na capital federal e contará com shows de vários artistas, gastronomia e um forte esquema de segurança. É, também, esperado para a posse presidencial, em Brasília, 56 delegações estrangeiras, com 25 presidentes e chefes de estado.
Lula e Alckmin devem tomar posse por volta das 15h, em sessão solene no Congresso Nacional, que será presidida pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD). No entanto, a festa começa antes, às 10h, com shows musicais, atrações culturais e gastronômicas, na Esplanada dos Ministérios.
Para receber o público, a capital do país tem preparado um forte esquema de segurança, que envolve as polícias Federal, do Distrito Federal, Senado e Câmara, além da Força Nacional e Forças Armadas, com cerca de mil agentes de segurança trabalhando no evento. Além disso, 250 integrantes do Corpo de Bombeiros estarão de prontidão, colaborando também, nos cinco postos de SAMU espalhados pela região.
A região toda será monitorada com viaturas, helicópteros, além de contar com atiradores de elite sobre todos os prédios dos ministérios na Esplanada. O trânsito na região também estará fechado até a segunda-feira (2).
Paralelamente à posse de Lula, acontece o Festival do Futuro
Além da cerimônia de posse, acontece o Festival do Futuro – A alegria vai tomar posse, na Esplanada dos Ministérios, com shows gratuitos de vários artistas brasileiros, em dois palcos. Também haverá transmissão dos eventos da posse em telões espalhados pela região.
Os shows começam às 10h, sendo interrompidos entre 13h e 18:30, para que o público acompanhe a transmissão da posse do presidente eleito Lula da Silva.
Entre os artistas que vão se apresentar nos palcos do Festival do Futuro, está Gaby Amarantos, Baiana System, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Pablo Vittar, Duda Beat, Jaloo, Zélia Duncan, entre outros.
Espera-se ainda que compareça à posse presidencial, cerca de 700 jornalistas e dois mil convidados.
O local também contará com uma estrutura para acolher o público que for acompanhar a posse do presidente, com praça de alimentação, água potável, banheiros químicos, postos de saúde, entre outros.
Recomendações e dicas
O major Michello Bueno, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) orienta que as pessoas não levem objetos que possam oferecer algum perigo às pessoas presentes.
“A gente pede que as pessoas colaborem e não levem objetos que possam ser usados como arma, como por exemplo um guarda-chuva, haste de bandeira, faca, canivete, não vai poder entrar, de preferência não leve nada que possa ser usado como uma arma. Qualquer coisa que pode ser usada como arma não vai ser autorizada a entrar lá, garrafas de vidro, copos e etc”, pontua Bueno.
Ele também pede que, quem comparecer à posse, leve protetor solar, garrafa de água e, quem for levar crianças, coloque um cartão de identificação no bolso para identificação delas, em caso de se perderem.
- Luto no esporte: Morre Pelé, o Rei do Futebol, aos 82 anos
Veja abaixo algumas dicas e o que levar para a posse presidencial:
- Dê preferência ao transporte coletivo para chegar à festa da posse;
- A Praça dos Três Poderes terá limite máximo de 30 mil pessoas;
- Haverá policiais com detectores de metais;
- As pessoas poderão se alimentar em vendedores ambulantes e food trucks espalhados pela região da Esplanada;
- Não será permitida nenhuma manifestação de cunho político contrário na região central de Brasília no dia da posse;
- A festa está prevista para acabar às 4h do dia 2;
- Use embalagens transparentes se for levar lanche e água;
- Haverá telões espalhados pela região para transmitir a posse ao vivo;
- A festa terá apresentação da Esquadrilha da Fumaça;
- O esquema de segurança contará com policiais à paisana, atiradores de elite, câmeras e barreiras antidrone;
- Bolsas e mochilas poderão ser revistadas;
- Água potável será oferecida gratuitamente em estações móveis;
- Haverá um local especialmente reservado para o público infantil;
- Use máscara se estiver com sintomas gripais;
- Acompanhe o site da Secretaria de Transporte do GDF para saber os ônibus que estarão funcionando e o horário do metrô.