A Prefeitura de Goiânia iniciou, nesta quinta-feira (22/12), o período de transferência dos estudantes para escolas da rede municipal de ensino. O procedimento pode ser feito pela internet.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, o objetivo é simplificar o processo. “A atual gestão investe em tecnologia para simplificar os procedimentos da SME. O cadastro antecipado, a solicitação de vagas e os pedidos de transferência são feitos digitalmente para facilitar a vida de toda comunidade escolar”, destacou.
Como fazer a transferência de estudantes
Para solicitar a transferência de instituição de ensino, é preciso entrar no site da Secretaria Municipal de Educação (SME) e clicar no ícone e-matrícula. Na página, é necessário informar o CPF do estudante para solicitar a transferência.
Essa fase inclui a transferência de crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) para escolas. São estudantes que atingiram a idade escolar necessária para ingressar no Ensino Fundamental.
Além da transferência de crianças de Cmeis e CEIs para escolas, as famílias que mudaram de endereço também podem solicitar a transferência para outras unidades educacionais da própria rede de ensino.
Cronograma
Conforme o cronograma, os pais e responsáveis de alunos novatos podem solicitar as vagas a partir de janeiro. O cadastro antecipado para os Cmeis e CEIs da capital começou no dia 5 de dezembro.
Para escolas, a efetivação das matrículas de novos estudantes ocorrerá a partir do dia 5 de janeiro. Para Cmeis e CEIs, a solicitação de vagas deverá ser realizada a partir do dia 12 de janeiro.