Na tarde desta segunda-feira (28/11), a capital goiana foi atingida por uma forte chuva, causando alagamentos, quedas de árvores e deixando inúmeros bairros sem energia.
De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, há ainda possibilidade de formação de tempestades em várias regiões do estado.
“Nós temos calor, nós temos umidade e isso favorece essas áreas de instabilidade e podem trazer chuvas volumosas”, disse Amorim.
Em todo o município de Goiânia foi registrada chuvas variando entre 12mm a 50mm. Vários pontos da cidade tiveram alagamentos e quedas de árvores com o temporal.
Segundo a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), somente na capital foram registradas 78 quedas de árvores. Além disso, inúmeros bairros da capital também sofreram com a falta de energia.
A Andréa Andrade, moradora do Jardim América, disse que até a manhã desta terça-feira o prédio onde mora está sem energia.
“A queda de energia veio ontem a tarde, com aquela chuva enorme e estamos até agora sem energia e nenhuma previsão dela voltar”, destacou Andréa.
Na Avenida Anhanguera, da capital, uma árvore caiu e a via ficou alagada. Veja vídeo:
Procurada pelo Portal Dia, a Enel Goiás informou que duas fortes chuvas, com rajadas de ventos acima de 70 km/h, atingiram Goiânia e região Metropolitana na tarde de ontem, causando grandes danos à rede elétrica.
A companhia ainda disse que os bairros mais afetados da capital foram Jardim América, Setor Jaó, Setor Bueno, Setor Santa Genoveva e Setor Oeste.
De acordo com a Enel Goiás, a distribuidora “aumentou em 190% as equipes em campo e ressalta que mais de 70% dos clientes impactados de Goiânia e Região Metropolitana estão com o fornecimento de energia normalizado”, pontuou.
Cimehgo alerta para riscos de tempestades para esta terça-feira, em Goiás
Segundo a Cimehgo, Goiás está sob risco potencial de formação de tempestades para esta terça-feira.
O órgão avalia que a combinação calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade em várias regiões do estado. Além disso, o fenômeno La Niña tem afetado diretamente o clima em Goiás.
“Com isso teremos pancadas de chuvas isoladas que podem viracompanhadas de rajadas de vento, raios e eventualmente granizo”, disse o boletim da Cimehgo.