No próximo domingo, 30 de outubro, acontece o 2º turno das Eleições Gerais 2022. Na ocasião, os eleitores goianos vão às urnas para escolher o candidato que ocupará o cargo de presidente da República pelos próximos quatro anos.
Assim como aconteceu no 1º turno, Goiânia não terá Lei Seca, sendo permitida a venda de bebidas alcoólicas no dia do pleito. Por outro lado, outros municípios decidiram vetar a venda e consumo dos produtos alcoólicos no dia das eleições.
- Eleições 2022: Tudo que você precisa saber para votar no 2º turno
Entretanto, os eleitores que apresentarem sintomas de embriaguez durante a votação e causarem desordens que prejudiquem os trabalhos eleitorais, estarão cometendo crime eleitoral de promoção de desordem.
Lei Seca em Goiás
De acordo com Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a lei das demais cidades goianas fica a cargo do juiz eleitoral de cada município, que tem autonomia para tomar a decisão. A lei pode ser decretada até 24 horas antes da votação.
Ao contrário de Goiânia, Senador Canedo decretou a Lei Seca, ficando proibida a venda de bebidas alcoólicas na cidade a partir das 18h do dia 29, até às 18h do dia 30 de outubro. No primeiro turno, a cidade tomou a mesma decisão.
Eleições 2022
Mais de 156 milhões de eleitores voltam às urnas para votar no 2º turno das Eleições 2022. A votação será realizada em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.
O voto é obrigatório para quem tem mais de 18 anos, mas facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. É importante ressaltar que quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, mesmo que não tenha justificado ausência.