O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficaram frente a frente na noite deste domingo (16/10) no primeiro debate do 2º turno das eleições, um dos mais esperados dos últimos tempos.
Promovido pela TV Bandeirantes, TV Cultura, UOL e Folha de São Paulo, o debate presidencial durou cerca de duas horas e foi marcado por troca de acusações entre os candidatos. O duelo também foi transmitido pelo Youtube e é considerada a maior live jornalística já vista no Brasil.
Dividido em três blocos, o debate utilizou de um formato mais flexível. Além de poderem transitar livremente pelo estúdio, os candidatos entraram em confronto direto, administrando um “banco de tempo” de 15 minutos cada.
O clima do encontro entre os presidenciáveis foi classificado no geral como moderado, com ambos mantendo equilíbrio no tom de voz, sem agressividade, no entanto, esbanjando ironias.
Os candidatos trocaram acusações sobre corrupção e divulgação de fake news. Temas como a pandemia por Covid-19, orçamento secreto, desmatamento, educação e combate à pobreza também foram abordados pelos rivais.
O petista criticou o atual governo pela incompetência na gestão da pandemia de Covid-19 e acusou o presidente de “carregar 400 mil mortes nas costas”. Bolsonaro, por sua vez, se defendeu afirmando que “todos que quiseram tomar a vacina, tomaram.”
- Oportunidade: Feirão de empregos em Goiânia oferta mais de 10 mil vagas de trabalho e cursos profissionalizantes
O atual presidente atacou Lula atribuindo a ele a responsabilidade pela corrupção dentro da Petrobrás. Em resposta, Lula disse que “se houve corrupção dentro da Petrobrás, não precisava ter quebrado as empresas como quebraram.”
Bolsonaro também acusou a campanha de Lula de distribuir informações falsas, referindo-se indiretamente ao vídeo que circulou na internet onde o presidente diz ter “pintado um clima” com meninas de 14 anos. Lula, no entanto, disse que é o próprio presidente que adota a linha de distribuir fake news.
Em geral, ambos os candidatos trataram de mostrar ao telespectador os feitos de seus governos, buscando angariar votos para suas candidaturas.
Saiba quem acompanhou Lula e Bolsonaro no debate
O ex-presidente Lula esteve acompanhado por Geraldo Alckmin, candidato a vice-presidente em sua chapa, os deputados federais eleitos Marina Silva (Rede), Alencar Santana (PT) e Guilherme Boulos (PSOL), além de Aloízio Mercadante.
- Maior operação do país: Megaoperação da Segurança Pública cumpre quase 500 mandados de prisão em Goiás
Bolsonaro, por sua vez, contou com a presença do ex-juiz Sérgio Moro, além do advogado Frederik Wasseff e os os deputados estaduais Gil Diniz (PL-SP) e Tomé Abduch (Republicanos-SP).