Está cada vez mais difícil ter fornecimento de energia de qualidade. Essa é a queixa de uma comerciante em Goiânia, que tem sofrido com falta de energia constante em seu estabelecimento. Os prejuízos já somam mais de R$ 10 mil e, até o momento, não há uma solução efetiva por parte da Enel Goiás, conforme relata comerciante.
Em denúncia ao Portal Dia, comerciantes afirmam que a situação já está insustentável e que as perdas de alimentos e equipamentos estragados têm se tornado frequentes por causa da má prestação do serviço.
Falta de energia constante
De acordo com uma das proprietárias do Restaurante Família In Box, localizado na Avenida T-5 no Setor Bueno, última queda de energia foi registrada na madrugada desta sexta-feira (7/10), e até às 12h o problema não havia sido resolvido.
A comerciante conta que recebeu uma reposição de estoque na quinta-feira (6) e teme que os alimentos sejam perdidos. “Chegamos lá de manhã e estava novamente sem energia. Os freezers estão cheios e como não tem energia, não dá para saber se queimou alguma coisa”.
Desta vez, a Enel informou para a comerciante que o problema foi ocasionado por uma árvore, que precisa ser cortada. Entretanto, há demora na resolução do problema. “A Enel disse que uma equipe precisa cortar uma árvore e, depois, outra vai para arrumar o defeito elétrico”.
Na penúltima queda registrada, na semana passada, dia 29 de setembro, a proprietária do restaurante e hamburgueria conta que três freezers foram queimados e o concerto de cada um ficou quase R$ 1 mil, fora a perda de insumos para o preparo das refeições. No dia em questão, foram mais de 16 horas seguidas sem energia.
Em fevereiro deste ano, a mesma comerciante já havia denunciado ao Portal Dia outras quedas frequentes no fornecimento, sendo cinco em cerca de três meses e em todas as vezes a demora para reestabelecimento foi demasiada, passando de 10 horas sem o fornecimento, chegando até mesmo a 24 horas.
A comerciante afirma que o problema é frequente e também é registrado por outros estabelecimentos próximos. Veja um vídeo feito para registrar a queda de energia desta sexta-feira (7):
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Enel Goiás
Questionada sobre os fatos descritos, a Enel Goiás se manifestou. Confira a íntegra da nota:
A Enel Distribuição Goiás esclarece que devido às fortes chuvas, com ventanias e raios, registradas na capital nos últimos dias, identificou galhos de árvore que estão tocando na rede elétrica que atende a região, provocando interrupções no fornecimento de energia. A companhia ressalta que dobrou sua força de trabalho em campo para atuar na recuperação da rede. Sobre o cliente mencionado, a distribuidora informa que uma equipe vai efetuar a poda da árvore hoje (7) e normalizar o serviço para os clientes o mais breve possível.
Sobre pedidos de ressarcimento por danos elétricos, a Enel Distribuição Goiás esclarece que segue resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que estabelece o procedimento a ser adotado pelas distribuidoras de energia elétrica. O cliente pode entrar em contato com a empresa por meio do aplicativo Enel Goiás; pela agência virtual no site (www.enel.com.br); e pelo Call Center (0800 062 01 96). É possível ainda realizar o pedido em uma loja de atendimento presencial por meio dos totens de autoatendimento ou com um atendente. É preciso atender aos seguintes requisitos:
- Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência;
- Informar a data e o horário da provável ocorrência causadora do dano;
- Relatar o problema apresentado;
- Descrever as características gerais do equipamento danificado, tais como: marca, modelo, ano de fabricação, etc. A Enel tem como prazo de resposta para emissão do parecer até 15 dias para eventos que foram registrados em até 90 dias e 30 dias para eventos relatados com prazo maior do que 90 dias.