A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (23/9), a consulta ao quinto lote da restituição do Imposto de Renda deste ano. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
A consulta pode ser feita através do site da Receita Federal. Basta clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
Este é o último lote regular de 2022, por isso, quem não estiver na lista de restituição, caiu na malha fina. Nesse caso, é preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e verificar as pendências.
Posteriormente, quem tiver caído na malha fina, deve enviar uma declaração de retificação e esperar os próximos lotes residuais, destinados a quem resolveu a situação com o Fisco.
- Política: Alego suspende atividades por 21 dias para que deputados participem de campanhas políticas
Restituição do Imposto de Renda
A Receita depositará cerca de R$ 1,9 bilhão para 1.220.501 contribuintes no próximo dia 30 de setembro. Do valor total, R$ 221.130.324,62 serão pagos aos que têm prioridade legal, sendo a distribuição da seguinte forma:
- 5.201 idosos acima de 80 anos;
- 36.492 entre 60 e 79 anos;
- 4.247 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- 15.378 cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O restante do lote será destinado a 1.159.183 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores.
O valor da restituição é depositado na conta bancária informada no momento da declaração. Caso o crédito não seja feito, os valores ficarão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por um ano.