Esfriou! Acostumados com sol e temperatura a mais de 30ºC, os goianos tiveram que tirar os casacos e cobertores do guarda-roupas nesta quinta-feira (11/8). O motivo é uma queda de temperatura registrada em diversas cidades do estado.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), Goiânia registrou a menor temperatura dos últimos 28 anos no mês de agosto. Os termômetros marcaram 9,3ºC.
- Leia também: Goiás pode ter registros de chuvas isoladas, diz Cimehgo
Entretanto, em algumas regiões da capital a temperatura foi um pouco mais amena, mas ainda sim aquele frio que o goiano não está acostumado. Enquanto a região Leste marcava 9,3ºC no início da manhã, a região norte de Goiânia registrava 10,2ºC. Já na região central e noroeste, a temperatura foi acima dos 12ºC.
A última vez que foi registrada uma temperatura tão baixa para para um mês considerado seco e quente foi em agosto de 1994.
A frente fria que chegou no estado é resultado da chegada de um corredor de umidade originário da região norte do país. O ar polar que se espalha sobre o Centro-Oeste deixa a temperatura baixa à noite e no início da manhã. Diversos estados brasileiros também registraram queda na temperatura.
Caso Lázaro: Livro que conta a história da caçada de Lázaro Barbosa é lançado, em Goiânia
Tempo em Goiás
Se em Goiânia os moradores já sentiram grande diferença na temperatura, os interioranos sofreram ainda mais. Algumas cidades chegaram a registrar 4,9ºC durante a madrugada. Confira como ficou a temperatura mínima em algumas cidades nesta quinta (11):
- Morrinhos: 4,9ºC
- Rio Verde: 5,0ºC
- Mineiros: 6,9ºC
- Bom Jesus de Goiás: 7,7ºC
- Catalão: 7,7ºC
- Cristalina: 7,9ºC
- Caiapônia: 8,1ºC
- Jataí: 8,6ºC
- Pires do Rio: 8,6ºC
- São Simão: 8,9ºC
- Itumbiara: 8,9ºC
- Luziânia: 9,9ºC
- Anápolis: 10,4ºC
- Goianésia: 14,7ºC
- Cidade de Goiás: 15ºC
- Porangatu: 19,5ºC
- São Miguel do Araguaia: 19,3ºC
- Posse: 23,5ºC
A previsão é que as temperaturas devem começar a aumentar ainda nesta semana.