A centenária gameleira de Goiânia, localizada na Avenida Goiás no setor Balneário Meia Ponte, foi incendiada neste sábado (23/7). A árvore, que é considerada patrimônio histórico da capital, apresentou danos no tronco e queda de galhos, causados pelas chamas.
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) abriu inquérito para apurar as causas do incêndio. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) foi acionado para combater as chamas, todavia a estrutura da árvore já havia sido danificada.
Zoológico: Após revitalização, ilha dos macacos é reinaugurada no Zoológico de Goiânia
No local, no interior da gameleira, foram encontradas velas e vasilhas com restos de comida. Por este motivo, a polícia acredita que o incêndio pode ser sido criminoso.
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) comunicou que uma equipe técnica irá até o local para averiguar os danos e realizar os cuidados necessários com a árvore após o incêndio.
Clima: Fortes chuvas causaram morte de peixes no Rio Vermelho, em Aruanã
O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas, mas a estrutura da árvore já havia sido danificada. Velas e vasilhas com restos de alimentos foram encontradas no interior da árvore e, por isso, a polícia acredita que o incêndio tenha sido provocado.
Vale lembrar que, pare evitar danos na gameleira centenária, a Prefeitura Municipal de Goiânia chegou a solicitar que fossem feitas mudanças na rota do Bus Rapid Transit (BRT) do Eixo Norte-Sul.
Trânsito: Caminhão carregado com gás pega fogo na GO-080, em Nerópolis
As alterações foram feitas no cruzamento das avenidas Goiás e Nerópolis, à pedido da Amma. Quando o BRT foi projetado, agentes da Amma solicitaram que fosse feita uma alteração da rota, bem no cruzamento das Avenidas Goiás e Nerópolis, devido a existência da centenária.
Outra gameleira incendiada
Durante o mês de março deste ano, uma outra gameleira com mais de 50 anos e que estava localizada no Setor Marista, morreu após um incêndio de mais de 15 horas.
Meio Ambiente: Quatro pessoas são indiciadas suspeitas de provocar incêndios na Chapada dos Veadeiros
Inicialmente as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, mas o fogo voltou a queimar a árvore durante a madrugada do mesmo dia, mesmo após a realização de rescaldo.