O programa Aluguel Social entregou, neste sábado (9), durante a 4ª edição do Mutirão Governo de Goiás, 13 mil cartões para famílias beneficiadas em Goiânia. O programa oferece auxílio mensal de R$ 350, por 18 meses, para famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
De acordo com o Governo de Goiás o programa já atende 43 municípios em diferentes fases de execução. O objetivo é chegar a, pelo menos, 30 mil beneficiários.
“A marca de 13 mil famílias alcançadas mostra o acerto e o sucesso deste programa. Nós queremos dobrar ainda esta capacidade de atendimento. É uma coisa calculada. Sabemos da necessidade, do déficit habitacional. Relatos das pessoas aqui nos emocionam. Histórias belíssimas, que demonstram o quanto o auxílio tem transformado famílias”, frisou o presidente da Agehab, Pedro Sales.
Inscrições para programa Aluguel Social
As inscrições para o programa podem ser feitas pelo site da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Os candidatos ao benefício terão inscrições analisadas por ordem cronológica de entrada no sistema.
Podem participar pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estudantes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e beneficiários do Programa Universitário do Bem (ProBem).
Para participar é preciso ter inscrição ativa no CadÚnico , ser maior de 18 anos ou emancipado e morar no município a pelo menos 3 anos. Veja alguns outros requisitos:
- Situação de moradia improvisada
- Ter perdido o financiamento imobiliário em virtude do não pagamento das parcelas
- Utilizar valor igual ou superior a 50% da renda ao custeio de aluguel ou estar com 75% da renda comprometida com endividamento
- Portador de deficiência ou tenha no núcleo familiar pessoa com deficiência – PCD
- Vítima de violência doméstica e familiar ou assistida por medida protetiva
- Família monoparental (somente pai ou mãe)
- Idoso
- Estudante universitário da UEG ou beneficiário do ProBem (frequência mínima de 75%)
- Ter renda familiar comprometida com dívidas formais, comprovado por pesquisa o SPC/SERASA
- Ser destinatário que tenha pleiteado a doação de imóvel de programa habitacional no Estado de Goiás com pedido pendente de apreciação
- Estar cadastrado em programas sociais do Estado de Goiás.