O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) desobrigou o uso de máscaras em locais fechados, na tarde de ontem (1/4) na capital goiana. O anúncio foi feito pelo gestor em redes sociais. Anteriormente, o gestor já havia liberado a utilização do equipamento em locais abertos, desde que, sem aglomeração.
O novo decreto, no qual o uso de máscaras deixa de ser obrigatório, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na noite da última sexta-feira (1/4). A medida protetiva foi adotada e se tornou obrigatória há dois anos para impedir a disseminação do vírus da Covid-19.
Em anúncio em redes sociais, o uso de máscaras deixa de ser obrigatório nos locais fechados da capital goiana
“Já pode colocar um sorriso bonito no rosto que a notícia tão esperada chegou! ? O uso de máscara em ambientes fechados agora é facultativo.”, essas foram as palavras usadas por Rogério Cruz, em publicação na qual o uso de máscaras deixa de ser obrigatório, em Goiânia. Confira, na íntegra, tweet publicado ontem a tarde, pelo prefeito:
Apesar da desobrigação, o uso de máscaras segue recomendado para situações especificas
Na noite da última sexta-feira (1/4), decreto que desobrigava uso de máscaras em locais fechados foi publicado no Diário Oficial do Município. No entanto, conforme consta no documento, a medida protetiva continua sendo recomendada para espaços onde há aglomerações e, consequentemente, maiores riscos do vírus se dissipar e transmitir a Covid-19.
Portanto, segundo o decreto, o uso de máscaras segue recomendado para transportes públicos, unidades de saúde / locais que ofereçam atendimento de saúde, estabelecimentos comerciais em horários de pico e corredores comerciais.
Além disso, também segue recomendação do uso de máscara para pessoas não vacinadas ou que não completaram o ciclo vacinal e para integrantes dos grupos de riscos (imunossuprimidos, com comorbidades, idosos e gestantes).
Para pessoas com sintomas de gripe ou que tiveram contatos com sintomáticos, o uso da medida protetiva continua recomendado.