Após 13 dias de missão, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) que trabalhou em apoio a população de Petrópolis, no Rio de Janeiro, volta a Goiás nesta quarta-feira (2). A previsão da chegada é 19 horas, em Anápolis.
De acordo com a corporação, quatro bombeiros militares e três cães foram enviados, no último dia 18 de fevereiro, para a região que foi atingida por fortes chuvas e deslizamentos de terra.
A equipe foi solicitada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio e Janeiro (CBMRJ) para se juntar as outras equipes de todo País que estavam no local. Com o auxílio dos cães, que possuem treinamento específico para a busca de pessoas, a força tarefa, da qual os bombeiros goianos fizeram parte, conseguiu localizar 97 vitimas nas áreas de trabalho.
Tragédia em Petrópolis
Segundo a equipe Técnica e Científica da Polícia Civil do Rio de Janeiro, até o momento foram registradas 231 mortes, sendo 137 mulheres, 94 homens e 44 crianças e adolescentes. Além disso, outras 24 pessoas foram resgatadas com vida e 1.117 estão em abrigos.
As buscas agora se concentram na região da Chácara Flora, onde duas pessoas ainda estão desaparecidas. Na região dos rios e afluentes que passam pela cidade e seguem até a cidade de Três Rios, três vítimas ainda são procuradas.
A varredura nos rios conta com mergulhadores e equipes terrestres munidas de cães de busca e salvamento e apoio de maquinários. Mais de 130 militares atuam na operação.
As fortes chuvas atingiram a região serrana no último dia 15 de fevereiro e deixou toda a cidade em situação de calamidade. A Secretaria de Assistência Social continua oferecendo atendimento para as pessoas que tiveram que sair de suas casas devido ao risco oferecido nas áreas onde moravam.