A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia realiza, até o próximo sábado (26), um mutirão de vacinação contra pneumonia. Podem se imunizar pessoas imunossuprimidas contra a doença, que é uma inflamação que acomete os pulmões.
O atendimento até sexta-feira (25), será feito na Central de Imunização, das 13h às 18h30, sem necessidade de agendamento prévio. No sábado (26), o atendimento será das 8h às 16h. Todos devem passar por avaliação médica nos postos de imunização e, se necessário, a pessoa já será imunizada.
De acordo com a coordenadora de imunização da SMS, Renata Cordeiro, é preciso levar comprovante de endereço, cartão de vacinação e receitas, exames e laudos que comprovem as enfermidades. “Tragam tudo o que tenham relativo à doença ou condição para auxiliar na comprovação necessária para receber as vacinas, que são a Pneumo 13 e a Pneumo 23, adequadas para esse tipo de proteção”.
Quem pode se imunizar no mutirão de vacinação contra pneumonia em Aparecida
Podem se imunizar, após avaliação médica, apenas as pessoas com as seguintes doenças:
HIV/Aids, diabetes mellitus, doenças oncológicas, transplantados de órgãos sólidos, transplantados de células-tronco hematopoiéticas (TMO), asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas, fístula liquórica e derivação ventrículo peritoneal (DVP), implante de cóclea, imunodeficiências congênitas, nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica, pneumopatias crônicas, asma persistente moderada ou grave, Fibrose cística (mucoviscidose), cardiopatias crônicas, imunodeficiência devido a imunodepressão terapêutica, hepatopatias crônicas, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, trissomias e doenças de depósito.
Covid-19 e pneumonia
Segundo o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, apesar de não ter todos os efeitos conhecidos, as variantes do novo coronavírus podem causar o aumento de mortes por outras doenças, como a pneumonia. “Acredita-se, com base em estudos em andamento, que a covid-19 pode ser a causa do aumento das mortes por outras doenças, como a pneumonia, principalmente em indivíduos com o sistema imunológico debilitado”.
Dados do Portal da Transparência do Registro Civil da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) divulgados neste mês de fevereiro apontam que, em todo o País, num levantamento iniciado em 2003, em janeiro de 2022 teve um aumento de mais de 70% das mortes causadas pela pneumonia, que atingiram 21.718 óbitos. Em 2021, no mesmo período, foram 12.745. Já em 2020, antes da pandemia, foram contabilizadas 15.484.