Os bombeiros militares goianos continuam, neste domingo (20), as buscas por desaparecidos em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. No total, quatro militares e três cães farejadores foram enviados na última sexta-feira (18).
Os bombeiros presentes no local são especialistas em operações de busca, resgate e salvamento com cães, e atuam juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro nas buscas e resgates de vítimas desaparecidas, em locais determinados pelo Posto de Comando da operação.
A expectativa é que o número de animais atuando nos trabalhos de busca e resgate suba para 45. Além de Goiás, os animais foram enviados de estados e municípios como Teresópolis, Magé, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina. Ainda são esperados quatro cães farejadores da Argentina.
Tragédia em Petrópolis
De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, o número de mortos subiu para 152 neste sábado (19), mas ainda há 165 pessoas desaparecidas. Na noite de ontem, 24 pessoas foram retiradas com vida dos deslizamentos e enchentes.
A tragédia aconteceu na última terça-feira (15), quando um temporal caiu na região serrana. Na quinta-feira (17), novas chuvas foram registradas. Ontem, mesmo com chuva forte, as equipes da Defesa Civil mantiveram as buscas por desaparecidos durante toda a noite.
Até o momento, foram registrados mais de 800 chamados, sendo a maioria por deslizamentos, que atingiram casas e vias em vários pontos da cidade. Informações apontam que cerca de 800 pessoas estão sendo atendidas pela assistência social.
Hoje, a prefeitura da cidade realiza uma megaoperação para a limpeza das ruas. No total, mais de 2 mil pessoas estarão atuando em diversos pontos da cidade. A Companhia de Limpeza Urbana da capital (Comlurb) ainda enviou 15 caminhões basculantes de grande porte, dois menores, sete pás mecânicas e quatro caminhões pipa, além de duas vans equipadas com moto bomba e itens para remoção de galhos, caminhão de apoio e cinco vans de poda de árvore, com 50 motosserras.
A recomendação da prefeitura é que os moradores evitem sair de casa, para assim agilizar a limpeza das ruas com menos pessoas circulando.