Nesta terça-feira (15), os servidores da educação municipal de Goiânia realizam uma manifestação em frente ao Paço Municipal reivindicando o pagamento da Data-Base e outros benefícios. No local, haverá ainda uma assembleia da categoria.
Parte dos servidores paralisaram as atividades hoje (15). O movimento foi convocado pelo Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed), que alega ter a confirmação de presença de 120 unidades.
Entre as pautas reivindicadas pelos trabalhadores, estão o pagamento do aumento de 33,24% referente ao piso dos professores e o cumprimento da data-base para os servidores administrativos.
A cobrança é feita desde o ano passado, pois Rogério Cruz (Republicanos) já havia confirmado o pagamento da recomposição salarial dos servidores, referente a 2020 e 2021. Entretanto, em agosto do ano passado o prefeito afirmou a impossibilidade jurídica do pagamento, após um parecer da Procuradoria-Geral do Município, tendo como base a Lei Complementar 173/2020, que trata sobre a recomposição financeira dos Estados e Municípios por causa da pandemia de Covid-19.
Outras pautas reivindicadas pelos servidores da educação de Goiânia
Outro ponto cobrado pelos servidores na manifestação é o recebimento do vale-transporte. Entretanto, Cruz já havia anunciado que enviará hoje um projeto de lei para a Câmara Municipal que prevê o pagamento do benefício aos servidores temporários da pasta.
Além disso, também é cobrado o pagamento da regência de professores temporários, a abertura de concursos públicos e, ainda, a segurança sanitária nas escolas em virtude da volta das aulas presenciais.
De acordo com o Simsed, os servidores ainda receberam ameaças de corte de ponto em decorrência da paralisação. Em nota, o Simsed esclarece que a ação é ilegal, pois as greves e paralizações são um direito dos trabalhadores e servidores públicos previsto por lei. ” O Simsed irá recorrer judicialmente contra qualquer tipo de corte de ponto”, diz trecho.
O Dia Online entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para pedir posicionamento sobre o caso e aguarda retorno. O espaço segue aberto.