Uma pesquisa do Instituto Serpes, contratada pela Associação Comercial e Industria de Goiás (Acieg), aponta que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lidera a disputa ao governo nas eleições de 2022 e pode ser reeleito ainda no primeiro turno.
A pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 24 de janeiro e o resultado foi divulgado nesta quarta-feira (26). Os dados apontam que, até o momento, os outros candidatos não ameaçam a reeleição do líder do partido Democratas.
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) apresenta 14,1% das intenções de voto, e o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, que também é um nome cotado para o governo, conta com 13%. Juntos, eles somam menos de 30% das intenções dos eleitores.
Pesquisa estimulada
Além dos três já citados, a pesquisa estimulada apresentou outros três nomes de pré-candidatos aos entrevistados, sendo o deputado federal Vitor Hugo (PSL), com 2,6% das intenções de voto; o ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot (Patriota), com 1,4%; e o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás Wolmir Amado (PT), 0,4%.
No total, 801 eleitores foram consultados, destes, 21,5% disseram que ainda não tem voto definido e 10% anulariam os votos diante do cenário apresentado. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Pesquisa espontânea
Já na pesquisa espontânea, Ronaldo Caiado também lidera as intenções de voto dos eleitores, com 13,1%. Mendanha está em seguida, com 3,2% e Marconi Perillo com apenas 2%. Jânio Darrot, Vitor Hugo e Vanderlan Cardoso aparecem em seguida, com 0,2%.
A pesquisa ainda aponta que 74,9% dos eleitores não decidiram o voto. Na pesquisa espontânea, os nomes dos pré-candidatos não são apresentados ao eleitor.
Rejeição
A pesquisa ainda aponta que o pré-candidato mais rejeitado para a disputa ao governo é Marconi Perillo, com 25,3%. Os candidatos foram questionados sobre quem não votariam de jeito algum para o governo nas Eleições de 2022. Ronaldo Caiado apresenta 19,5%.
Os menos rejeitados, segundo o levantamento, é Mendanha e Wolmir Amado, com 4,7% e 4,2%, respectivamente. Vitor Hugo (6,9%) e Jânio Darrot (6%), aparecem em seguida.
Ao todo, 801 eleitores foram consultados, sendo que 49,1% disseram não rejeitar nenhum dos pré-candidatos e 6,7% não opinaram.
Eleições 2022
Segundo o calendário eleitoral, as eleições do primeiro turno acontecem no dia 2 de outubro e a campanha começará no dia 16 de agosto. Os partidos tem devem definir seus candidatos oficiais entre os dias 20 de julho a 5 de agosto, quando serão realizadas as convenções.