Vários motociclistas fizeram um protesto em Goiânia, nesta sexta-feira (21/1), após um cliente reclamar da entrega de um lanche em um aplicativo. No aplicativo, o homem avaliou mal o estabelecimento e escreveu o motivo: “entregador negro”.
O caso aconteceu na noite da última quinta-feira (20). Segundo o dono do estabelecimento, o cliente pediu um açaí e ele então mandou mensagem no chat do aplicativo solicitando a localização do endereço de entrega. O homem ainda pediu que o entregador não tocasse o interfone.
Quando chegou ao local, por volta de meia-noite, o entregador relatou que foi percebeu um olhar indiferente do cliente. Ele afirma que estava usando máscara, mas a situação foi muito constrangedora. Quando chegou na lanchonete, olhou no aplicativo e viu o comentário.
Respondendo ao cliente que fez o comentário racista, o estabelecimento disse: “Meu irmão, super desagradável seu comentário, desmerecer alguém por sua cor. Estamos aqui em busca de oferecer oportunidade ao próximo, independente de sua cor. Seja mais humano e você não é melhor que ninguém, pois somos todos iguais independente da cor e raça, respeita as pessoas.”
Conforme relatos do entregador, ele trabalha há quase dois anos na profissão para sustentar a família, mas ficou abalado psicologicamente ao ser maltratado. Agora, o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.
Protesto em Goiânia
Após a repercussão do caso entre os entregadores, eles se reuniram na porta do condomínio do cliente que fez a reclamação sobre a cor de pele do motociclista. O prédio fica localizado no no Setor Vila dos Alpes, em Goiânia. Segundo os organizadores, cerca de 100 trabalhadores participaram do ato de protesto. A Polícia Militar esteve no local.
Veja algumas imagens do buzinaço:
Como o cliente não teve a identidade revelada, não foi possível localizar sua defesa.
Confira a íntegra da nota do iFood:
O iFood lamenta o caso e reforça que repudia qualquer ato de discriminação. A empresa preza por relações e ambientes seguros e livres de assédios, preconceitos e intimidação em todas ações que realiza, sempre baseado em respeito, conforme os valores presentes em seu Código de Ética e Conduta.
Por conta desse episódio, foi dado início a um processo de investigação interno para que as devidas providências sejam tomadas, incluindo o descadastramento do cliente. O iFood esclarece ainda que o entregador trabalha direto para o restaurante e, por isso, a empresa também acionou o estabelecimento para também poder prestar suporte ao entregador envolvido neste caso.
O iFood ressalta a importância de que sejam registrados em Boletins de Ocorrência junto às autoridades de segurança pública e segue à disposição para colaborar com as investigações, caso seja solicitada.