A Prefeitura de Flores de Goiás, no Nordeste goiano, decretou situação de emergência na cidade após as fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Segundo o prefeito do município, Altran Avelar (DEM), em algumas regiões só é possível chegar a cavalo ou barco.
As intensas chuvas que atingiram a região no época do Natal, entre os dias 23, 24 e 25 de dezembro de 2021, deixaram cerca de 300 famílias ilhadas, além de causar desabamento de pontes, enchentes, entupimento de bueiros e estragos em estradas da cidade.
De acordo com o documento, que tem vigência de 90 dias sem prorrogação, há dispensa de licitação para comprar bens necessários para os reparos. Além disso, o município também aguarda envio de cestas básicas pelo Governo de Goiás para ajudar as famílias afetadas.
Flores de Goiás e outros municípios estão em situação de calamidade
O Governo de Goiás decretou, no último dia 27 de dezembro, situação de calamidade pública em 14 municípios goianos por causa das fortes chuvas na região.
Além de Flores de Goiás, estão os municípios de Colinas do Sul, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás, Campos Belos, Divinópolis de Goiás, São Domingos, Iaciara, Formoso, Niquelândia, São João D’Aliança, Guarani de Goiás, Flores de Goiás, Teresina de Goiás e Alto Paraíso de Goiás.
Erosão na GO-118, entre Teresina e Alto Paraíso
Um trecho da GO-118, entre Teresina e Alto Paraíso, foi interditado após ocorrer deslizamento de terra em consequência das precipitações que atingem a região.
Para acessar a rota alternativa, os motoristas devem sair do município de Alto Paraíso pela GO-239 e seguir até Colinas do Sul. De lá, acessar a GO-132 e sair à direita na via vicinal que dá acesso a Cavalcante e aos demais municípios da região da Chapada dos Veadeiros, como Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. Todo o trajeto está sendo sinalizado pela Goinfra, que vai realizar melhorias para o tráfego na via vicinal, como levantamento de greide e cascalhamento do trecho.