fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Saúde
      • Mundo
      • Trânsito
      • Dia Gourmet
      • Educação
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Dia Online
      Dia Online
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Matthew Vilela
      Matthew Vilela
      29 de janeiro de 2019

      Crítica: “Vice” tem Christian Bale como o ex-vice-presidente dos EUA, Dick Cheney

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Jardim Petrópolis
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Brasília
      Asa Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • homicídio em farmácia
  • transporte coletivo
  • varíola dos macacos
  • Festa de Trindade
  • bandeira tarifária
  • vacinação covid-19
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • homicídio em farmácia
  • transporte coletivo
  • varíola dos macacos
  • Festa de Trindade
  • bandeira tarifária
  • vacinação covid-19
Saúde

Goiânia faz testagem gratuita para HIV, Sífilis e Hepatite nesta quarta (1º)

Durante o evento haverá a distribuição de preservativos e oferta de aproximadamente 400 testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. 
Gabriela Amaral
30/11/2021, 16h39
imagem
Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (1/12) a Prefeitura de Goiânia realizará, no Paço Municipal, uma ação voltada para a luta contra o HIV e Aids. O evento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acontece entre as 8h e as 17h. Durante o mês de dezembro, uma ação mundial é colocada em prática como forma de intensificar a luta contra a Aids. Como forma de apoio à ação

O objetivo da ação, denominada como Dia “D”, é alertar a população goianiense e comunidade em geral sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da Aids e HIV. Durante o evento estão previstas palestras com especialistas na área de doenças sexualmente transmissíveis e prevenção ao Covid-19, além da disponibilização de serviços de testagem diagnóstica e tratamentos oferecidos pela SMS Goiânia. A campanha #FaçaOTeste se mobilizará durante o evento através da distribuição de preservativos e oferta de aproximadamente 400 testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

“É uma ação importante para todos nós, visto que essas infecções, que são transmissíveis, podem gerar consequências graves. Vamos intensificar a oferta dos testes durante todo o mês, mas vale lembrar que eles são realizados pelo município como rotina e estão disponíveis para qualquer pessoa. Por isso, faça o teste e previna-se”, completa o secretário de Saúde, Durval Pedroso.

Sendo uma ação aberta e voltada para o público em geral, para a realização dos exames é necessário a apresentação de documento oficial com foto. No caso de algum resultado positivo para qualquer uma das doenças testadas, o paciente será orientado a procurar uma unidade básica de saúde próxima ao local em que reside, para seguir com o tratamento. A estimativa atual é de que 7,5 mil pessoas são portadoras do HIV na capital goiana.

No Brasil, desde o ano de 1980, o Dia “D” é marcado por palestras, conferências, intensificação de testagem para o HIV e distribuição de preservativos. A cada ano, a Organização Pan-Americana de Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) definem um tema a ser discutido no dia 1º de dezembro e no ano de 2021 o tema é: Faça o Teste. Acabe com as desigualdades. Acabe com a pandemia.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Famílias de baixa renda terão redução automática na conta de luz

Mais de 11,5 milhões de famílias podem passar a receber o benefício
Agência Brasil
01/12/2021, 08h44
imagem

Famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo passarão a ser incluídas, automaticamente, como beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica. Com isso, mais de 11,5 milhões de famílias podem passar a receber o benefício, com descontos de até 65% na fatura mensal da conta de luz, somando-se aos 12,3 milhões de famílias de baixa renda que já usufruem da redução.

O protocolo que permite o cadastramento automático dessas famílias foi assinado nesta terça-feira (30), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e de diversos ministros. Antes, era necessário que cada família beneficiária de programa governamental requeresse individualmente o benefício, o que retardava e dificultava o processo, pois a maior parte era humilde, muitas moradoras de regiões distantes.

Para o presidente Bolsonaro, o benefício imediato é a desburocratização do processo, beneficiando o maior número de pessoas com iniciativas de repasse de renda.

“Basicamente, se resume na redução de burocracia, o que estamos fazendo desde quando assumimos em 2019. Essa medida veio a calhar. Estamos vivendo um período – peço a Deus – que seja pós-pandemia. Onde as consequências das medidas adotadas no passado, para combater o vírus, nos levaram a essa situação, de aumento de inflação. Essas medidas são aos mais humildes que atingem, ao informal, porque o Brasil, conosco, criou mais empregos de carteira assinada, mesmo durante o ano mais grave da pandemia. Então os mais vulneráveis e humildes são atingidos por esta medida, reduzindo a conta de luz”, disse o presidente.

Bolsonaro destacou também o aumento no número de empregos que estão sendo criados, apesar do país recém começar a sair da crise econômica mundial resultante da pandemia.

“Lembro que nos anos de 2015 e 2016, sem pandemia, o Brasil perdeu 2,5 milhões de empregos. E o nosso governo, mesmo com a pandemia, já criou 2,5 milhões de empregos. Isto é trabalho de todos, não apenas meu, dos ministros, dos secretários, mas de todos os servidores públicos que colaboram conosco nesta empreitada. Temos tudo para sermos uma grande Nação e a seremos, se Deus quiser”, finalizou Bolsonaro.

Os critérios para receber a tarifa social continuam os mesmos: têm direito a ela as famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, e também as famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento – nesse caso com renda mensal de até três salários-mínimos. Também têm direito as famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.

Via: Agência Brasil 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Saúde

Por causa da ômicron, Caldas Novas anuncia que não realizará eventos de fim de ano

Entretanto, município continuará com a decoração natalina nos principais pontos turísticos da cidade.
Dinake Nubia
01/12/2021, 09h18
imagem
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Caldas Novas anunciou, na noite desta terça-feira (30/11), que não realizará eventos de fim de ano por causa da nova variante da Covid-19, a ômicron. Entretanto, segundo a administração municipal, continua em vigor decreto que permite realização de eventos privados com exigência de passaporte da vacina ou teste negativo para doença.

A decisão foi tomada após sugestão da Secretaria de Saúde do município. De acordo com o secretário de Turismo, Daniel Ribas, não haverá apresentações musicais e culturais durante as festividades de Natal e Ano Novo.

“Apesar de estarmos em um cenário estável referente ao número de casos, ao quantitativo de mortes e à necessidade de internação de Covid-19, precisamos pensar de forma antecipada quando se trata desse vírus, e é por isso que não iremos realizar nenhuma celebração na esfera pública de festividades de modo presencial no Natal e Réveillon, em Caldas Novas, incluindo a tradicional queima de fogos na virada do ano”, disse.

Embora não haja eventos  programados, o município continuará com a decoração natalina nos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, também continua em vigor o decreto que limita a capacidade de ocupação de hotéis, parques, bares, restaurantes e eventos em 75%.

Caldas Novas anuncia que não realizará eventos de fim de ano e monitora casos na cidade

De acordo com o secretário de Saúde Cláudio Costa, uma reunião será realizada na próxima segunda-feira (6/12), para criar um Comitê de Enfrentamento às Urgências de Saúde Pública. “O novo comitê que irá avaliar não só a situação da pandemia, mas todas as questões relacionadas à saúde na cidade”, destacou.

Segundo relatório da Vigilância Epidemiológica, os casos de Covid-19 caíram 66% de outubro em relação a novembro e os óbitos caíram 85,7% no mesmo período. Já a média móvel do município, se mantém abaixo de 5 casos ao dia, desde o dia 30 de outubro.

“Os números estão controlados, porém, estamos em constante análise para não sermos surpreendidos”, falou Cláudio Costa.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Ministério Público oferece mais 5 denúncias contra ginecologista de Anápolis

Estimativa dos promotores de Justiça é que, caso seja condenado em todos os processos, a soma das penas aplicadas ao médico ultrapassem 300 anos. 
Dinake Nubia
01/12/2021, 09h43
imagem
Foto: Reprodução/ Instagram

O Ministério Público de Goiás (MPGO) ofereceu, nesta terça-feira (30/11), mais cinco denúncias contra o médico ginecologista Nicodemos Junior Estanislau Morais, suspeito de crimes sexuais em Anápolis.

As denúncias são referentes a 42 vítimas. Segundo conclusão do MPGO, 39 delas foram vítimas de estupro e outras três de violação sexual. Os crimes têm pena que variam de 8 a 15 anos de reclusão e 2 a 6 anos de prisão, respectivamente. Outras duas denúncias já haviam sido oferecidas em outubro contra o acusado, uma em Anápolis e outra em Abadiânia.

O Ministério ainda informou que todas as vítimas desta denúncia relataram o ocorrido à Delegacia da Mulher de Anápolis. Das 51 vítimas que denunciaram os abusos dentro do consultório médico, o MP ouviu novamente 38 delas. Em seis situações foi concluído que não houve crime e os casos foram arquivados.

A estimativa dos promotores de Justiça é que, caso seja condenado em todos os processos, a soma das penas aplicadas ao médico ultrapassem 300 anos.

Justiça pede bloqueio de bens e valores do ginecologista de Anápolis

Nas cinco denúncias, o MP pediu também a decretação da prisão do médico e a tramitação dos feitos em segredo de justiça. Além disso, foi requerido o bloqueio de bens e valores do ginecologista em R$ 100 mil para cada vítima, a fim de assegurar futuro ressarcimento pelos prejuízos morais causados às mulheres.

Assinam as denúncias os promotores de Justiça Camila Fernandes Mendonça, Yashmin Crispim Baiocchi de Paula e Toledo, Denis Augusto Bimbati Marques, Luís Guilherme Martinhão Gimenes e Luciano Miranda Meireles.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa, mas o espaço segue aberto.

Relembre o caso

Nicodemos Júnior foi preso pela primeira vez no último dia 29 de setembro, após denúncia de três vítimas em Anápolis. Quando a imagem dele foi divulgada, mais de 50 mulheres procuraram a delegacia para registrar ocorrência.

No dia 4 de outubro, ele foi solto após decisão judicial e passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Entretanto, novas vítimas surgiram em Abadiânia e a autoridade policial pediu novamente, no dia 8 de outubro, a prisão preventiva do investigado.

Diante das denúncias, o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) interditou o registro de Nicodemos por seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. Por isso, ele fica impedido de exercer a profissão no país.

O ginecologista nega as denúncias e afirma que não tocou nas pacientes de forma indevida. A defesa ainda afirma que todos os procedimentos adotados pelo médico são de cunho profissional.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Caso Wanderson: buscas pelo fugitivo já completam três dias, em Goiás

Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP/GO) recrutou 50 agentes das Policias Militar, Civil e Rodoviária Federal (PRF) para comporem uma força-tarefa. 
Gabriela Amaral
01/12/2021, 15h12
imagem
Foto: Reprodução

As buscas por Wanderson, suspeito de cometer o assassinato da mulher, da enteada e de um vizinho, no município de Corumbá de Goiás, já completa três dias. De acordo com a equipe de investigação, o caso aconteceu no dia 28 de novembro, na fazenda em que a família morava. Acredita-se que em um primeiro momento o suspeito teria tirado a vida da mulher, grávida, com idade de 19 anos e da enteada de 2 anos.

Posteriormente o rapaz teria furtado a arma de fogo do patrão e se direcionado à casa do vizinho, de 73 anos, que morava na mesma fazenda que a família. Antes de atirar contra a vítima, o suspeito ainda teria se sentado e tomado um refrigerante com o idoso. A Polícia Civil ainda não tem informações sobre o que motivou o crime.

O que se sabe sobre o caso Wanderson até o momento

Até agora, o que se sabe sobre o triplo homicídio, que aconteceu à 50 km da cidade de Goiânia, são informações repassadas pela Polícia Militar do estado. Desta forma sabe-se as apurações mostraram que a mulher e a enteada foram mortas com golpes de faca dentro da casa em que moravam. Já a terceira vítima foi morta com um tiro na cabeça.

Ainda na casa do fazendeiro, Wanderson teria tentado estuprar a mulher do vizinho. Quando não conseguiu, o rapaz bateu na mulher, que tem 45 anos, e disparou um tiro em seu ombro. Temendo pela vida, a testemunha fingiu que estava morta e esperou até que o suspeito deixasse a residência para pedir socorro à outros vizinhos, sendo encaminhada para o hospital da cidade.

Segundo informações, no momento da fuga Wanderson roubou a caminhonete do fazendo, modelo S10, e fugiu para o município de Alexânia. Porém, durante a fuga o suspeito teria se acidentado e abandonou o veículo às margens da GO-225, em Corumbá de Goiás. Na mesma noite da fuga, o carro foi localizado pela polícia.

Devido à distância entre a cidade destino e o município onde o crime aconteceu, acredita-se que Wanderson tenha continuado a viagem a pé ou de carona. Ao chegar em Alexânia, ele teria entrado em um taxi que o levou até Abadiânia. É neste terceiro município que as buscas se concentram, pois a suspeita das equipes de investigação é que o rapaz esteja escondido na zona rural da cidade.

Segundo informações da Polícia Civil, responsável pelo caso, o suspeito não havia sido preso até a tarde desta quarta-feira (1º). Entretanto, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP/GO) recrutou 50 agentes das Policias Militar, Civil e Rodoviária Federal (PRF) para comporem uma força-tarefa.

Para auxiliar nas buscas, estão sendo usados viaturas policiais, helicópteros e cães farejadores. Outro meio adotado pela Policia Civil foi a divulgação de uma foto de Wanderson Mota Protácio e a disponibilização de um número de telefone para que a população possa entrar em contato com pistas e informações sobre paradeiro do suspeito.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
  • continuelendo
  • +lidas
1 Goiânia faz testagem gratuita para HIV, Sífilis e Hepatite nesta quarta (...

2 Famílias de baixa renda terão redução automática na conta de luz

3 Por causa da ômicron, Caldas Novas anuncia que não realizará eventos de f...

4 Ministério Público oferece mais 5 denúncias contra ginecologista de Anápo...

5 Caso Wanderson: buscas pelo fugitivo já completam três dias, em Goiás

1 Mãe de jovem filmado matando sogro diz que namorada ‘induziu ele aos nervos’

2 Acidente entre ambulância e caminhão deixa feridos na BR-060, em Santo Antônio do Descoberto

3 Suspeito teria enviado mensagens para a namorada após matar o sogro, em Goiânia

4 Veja tudo o que se sabe sobre o caso do homem que matou o sogro em farmácia de Goiânia

5 Padrasto de acusado de matar dono de farmácia é preso em Goiânia

maislidas
1
Mãe de jovem filmado matando sogro diz que namorada ‘induziu ele aos nervos’
2
Acidente entre ambulância e caminhão deixa feridos na BR-060, em Santo Antônio do Descoberto
3
Suspeito teria enviado mensagens para a namorada após matar o sogro, em Goiânia
4
Padrasto de acusado de matar dono de farmácia é preso em Goiânia
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG