Estão encerradas as inscrições para o casamento comunitário na região metropolitana de Goiânia. Com previsão para ser realizado em março de 2022, este é o primeiro casamento presencial organizado pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Goiás após a pandemia.
A finalização do processo de inscrição aconteceu antes do previsto. Isto porque a procura por casais interessados foi maior do que o esperado pela comissão organizadora.
Em apenas três dias após a abertura das inscrições, foram recebidas 610 inscrições preliminares, sendo 337 casais inscritos somente em Goiânia, representando 55,6% do total de inscrições. No ranking percentual de inscrições vem o município de Aparecida de Goiânia, com 23,8% do total.
A iniciativa é abrange Goiânia, Aparecida de Goiânia e as cidades de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
Objetivos do Casamento Comunitário
O casamento comunitário tem a intenção de legalizar a situação de muitos casais que vivem em regime de união estável, especialmente, aqueles que fazem parte do Programa Pai Presente, da Corregedoria-Geral de Justiça de Goiás.
Outro benefício trazido pelo projeto, é proporcionar a união e realização de um sonho para aqueles que não têm condições financeiras para arcar com as despesas de um casamento civil.
A comissão responsável pela organização e execução do evento ainda não definiu a data, horário e local para a realização dos casamentos. Porém informou que assim que os detalhes forem definidos, serão divulgados no site do Tribunal de Justiça de Goiás, na CGJGO e nas redes sociais institucionais.
A Corregedoria-Geral de Justiça de Goiás informou que durante a realização da cerimônia de casamento, os protocolos sanitários de biossegurança, recomendados pelas autoridades e órgãos de saúde, serão seguidos rigorosamente.