No Feriado de Finados, muitas pessoas aproveitam o dia para visitar os entes queridos. Neste ano, por causa da pandemia da Covid-19, as pessoas devem redobrar os cuidados aos protocolos sanitários para evitar a disseminação da doença, mesmo com a maioria da população já vacinada.
Uma nota informativa da Prefeitura de Goiânia apresenta recomendações e alertas quanto aos procedimentos de visitação aos cemitérios. Segundo a administração municipal, essas recomendações e procedimentos estão sendo também divulgadas aos visitantes na entrada dos cemitérios.
Hoje, o horário de funcionamento para a visitação aos cemitérios na capital é até às 18h e não haverá qualquer tipo de celebração religiosa.
Recomendações para visitação aos cemitérios no Feriado de Finados, em Goiânia
- Não é permitido o acesso de pessoas sem máscara. A máscara deverá ser utilizada durante todo o período de visitação.
- O acesso de pessoas é controlado, limitando o número de visitantes nos horários de maior procura.
- Não é permitido aglomerações, os visitantes devem manter o distanciamento mínimo de 1,5m entre os demais visitantes.
- Evitar apertos de mão ou outros tipos de contato físico.
- Estão sendo disponibilizados locais estratégicos para higienização das mãos com fonte de água, sabonete líquido, papel toalha e lixeira com acionamento por pedal.
- Está sendo disponibilizado álcool 70% em locais estratégicos para higienização de mãos.
- Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas nas dependências dos cemitérios.
Cemitérios na capital
De acordo com a prefeitura, nos últimos dias foi realizada a manutenção em todos os cemitérios municipais, com serviços de limpeza, pintura e roçagem. Além disso, os agentes de endemias estiveram nos cemitérios para verificar as tumbas e para jogar remédio em lugares com acúmulo de água.
Entretanto, as obras no Cemitério Parque, no Setor Gentil Meireles, ainda continuam sem conclusão mesmo após mais de um ano do início. Parte do muro não foi concluído pela empresa contratada para executar o serviço.
Os trabalhos no local tiveram início em julho de 2020, com objetivo de dar mais segurança e preservar a memória dos que estão enterrados no local, conforme informou à época a prefeitura.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, José Antônio da Silva Netto, a empresa foi notificada, mas a previsão é que a obra esteja pronta até o fim deste ano, disse em entrevista à CBN Goiânia.