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Política

Em Piranhas, Lissauer destaca força da agricultura familiar e repassa emenda de R$ 150 mil

Além de destinar recursos para a infraestrutura urbana da cidade, o chefe do Legislativo goiano destacou a importância do projeto que, segundo ele, trará mais cidadania, dignidade e segurança jurídica e social para o campo.
Dia Online
19/08/2021, 10h08
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Foto: Ruber Couto

Mantendo sua conduta municipalista e de proximidade com os municípios goianos, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), cumpriu agenda nesta quarta-feira (18/8), na cidade de Piranhas, no Oeste do estado. Ao lado do prefeito Marco Rogério, vereadores e demais autoridades, o chefe do Poder Legislativo conheceu as instalações da fábrica de laticínios Centro-Oeste, visitou o CEPI Maria Eulália de Jesus Portilho e ainda participou da solenidade de entrega do Contrato de Concessão de Uso (CCU) do Programa Titula Brasil, projeto do Governo Federal voltado para a titulação de assentamentos e áreas rurais da União.

Durante a cerimônia, o presidente da Alego ressaltou a importância do programa para o município, especialmente, para o fortalecimento da agricultura familiar da região. “A nossa agricultura familiar representa uma parcela muito grande na produção de grãos e na geração de alimentos para Brasil e para o mundo. No entanto, devido à falta de informações e também pela burocracia do poder público, muitos agricultores acabam vivendo na informalidade e até mesmo sem documentação, mas hoje, com esse programa, todos eles poderão ser atendidos e terão a assistência necessária para continuar produzindo em nosso estado”, destacou Lissauer.

Reforçando o seu compromisso com a população piranhense, o chefe do Legislativo goiano anunciou ainda, durante o seu discurso, o repasse de uma emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 150 mil, que será destinada para melhorias na área de infraestrutura urbana do município. “Eu não poderia vir aqui hoje sem trazer também uma boa notícia, fruto da nossa parceria e do relacionamento que temos com a prefeitura de Piranhas e com a Câmara Municipal. Essa praça que estamos aqui hoje será totalmente recuperada através de uma emenda individual minha no valor de R$ 150 mil que já está pronta para o pagamento”, anunciou o presidente da Alego.

Titula Brasil

Criado pela Portaria Conjunta nº 1 de dezembro de 2020, da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (Seaf) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Programa Titula Brasil tem como objetivo apoiar a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis de regularização por meio de parcerias com os municípios, que podem aderir ao projeto de forma voluntária.

Após a solicitação de adesão, a superintendência regional do Incra verificará se o município possui áreas federais e entrará em contato com a prefeitura municipal para definir o plano de trabalho e formalizar o acordo de cooperação técnica para a execução do programa.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito do município, Nilsimar; a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Maísa Lelis; presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Lizardo; prefeito de São Luis de Montes Belos, Major Eldecírio; coordenador regional do Titula Brasil, Zênaldo Almeida; coordenador do Titula Brasil em Piranhas, João Coelho Filho; chefe do divisão de Desenvolvimento e Assentamento do Incra, Hebert Alencar; presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior; diretor de Planejamento Estratégico da Alego e ex-prefeito de Piranhas, André Ariza, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

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Esportes

Goiânia fará evento-teste em setembro para analisar volta de público aos estádios

Evento deve ser realizado na primeira quinzena de setembro, mas os detalhes sobre a partida como data, os times, capacidade e protocolos de segurança, ainda serão definidos.
Dinake Nubia
19/08/2021, 11h20
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Foto: Divulgação

Em setembro, Goiânia fará um evento-teste para analisar a volta do público aos estádios de futebol da capital. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (18), após uma reunião com representantes do governo estadual, Secretaria Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores.

Até o momento, o que se sabe é que o evento deve ser realizado na primeira quinzena de setembro, mas os detalhes sobre a partida como local de realização, a data, os times, capacidade e protocolos de segurança, ainda serão definidos. Além disso, também não foi definido se haverá testagem do público antes do evento-teste e nem se os torcedores serão monitorados após a partida.

Segundo o secretário de Saúde, Durval Pedroso, somente as pessoas com esquema vacinal completo poderão participar, ou seja, aqueles que tomaram as duas doses dos imunizantes ou a de aplicação única (Janssen).

Uma reunião entre a Prefeitura de Goiânia e a Federação Goiana de Futebol será realizada nos próximos dias. Os três times da capital disputam o campeonato brasileiro de futebol. Atlético, pela Série A, e Goiás e Vila Nova pela Série B.

Goiânia analisará volta de público aos estádios

Por causa da pandemia de Covid-19, os estádios estão desde março de 2020 sem receber torcida. Agora, segundo os protocolos, somente a torcida do clube mandante será permitida, como forma de evitar viagem de torcedores entre os estados.

Entre as propostas para a volta é que o clube apresente um plano para venda de ingressos e acesso ao estádio de forma que garanta o cumprimento dos protocolos sanitários. Durante o evento-teste será obrigatório o uso de máscara e álcool gel para higienização das mãos.

O evento ainda deve seguir todos os protocolos determinados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e também pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que divulgou as recomendações no último dia 16 de agosto.

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Goiás

Operação integrada fiscaliza irregularidades na venda de combustíveis em Goiânia

No total, dez postos de combustíveis na capital foram inspecionados e os proprietários serão investigados pelos crimes de publicidade enganosa e falsa informação sobre o preço do produto.
Dinake Nubia
19/08/2021, 12h11
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Foto: Polícia Civil

Um operação integrada entre a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (DECON), a Polícia Militar (PM) e o Procon Goiás, deflagrou uma ação para fiscalizar irregularidades na venda de combustíveis ao consumidor final, em Goiânia.

No total, dez postos de combustíveis na capital foram inspecionados. O objetivo é verificar a regularidade relacionada à qualidade e quantidade dos combustíveis entregues ao consumidor, além de analisar se o dever de informação clara, ostensiva e precisa no que se refere aos preços dos combustíveis estava sendo cumprido.

Os responsáveis pelos estabelecimentos inspecionados compareceram à delegacia para serem ouvidos em termo de declaração. Além disso, os proprietários dos postos foram intimados a comparecer à delegacia nos próximos dias e serão investigados pelos crimes de publicidade enganosa e falsa informação sobre o preço do produto. Podendo ser autuados também administrativamente pelo Procon.

De acordo com a Polícia Civil (PC), as ações integradas continuam a fim de garantir a aplicação da lei e a defesa dos consumidores goianos.

Operação fiscaliza irregularidades na venda de combustíveis em Goiânia, que já tem gasolina mais cara do país

Com o novo ajuste da Petrobras, Goiânia já chegou na primeira posição do ranking da gasolina mais cara entre as capitais brasileiras. O valor do litro já chega a R$ 6,67 em alguns postos da capital.

Na semana passada, Goiânia ocupava a segunda posição do ranking do combustível mais caro do país, atrás somente do Rio de Janeiro. Entretanto, passou para a primeira posição após recuo no valor médio na metrópole carioca.

Este é o nono aumento do ano nas cotações nas refinarias, feito pela Petrobras. Até chegar ao consumidor final vários custos são acrescidos no cálculo, como tributos federais e estaduais; custos para aquisição e mistura obrigatória de etanol anidro; além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores.

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Saúde

Estudo britânico mostra que eficácia de vacinas diminui contra Delta

O estudo revelou que, 90 dias após a segunda dose da vacina da Pfizer ou da AstraZeneca, a eficácia na prevenção caiu para 75% e 61% respectivamente.
Agência Brasil
19/08/2021, 13h23
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Foto: Reprodução

Um estudo de saúde pública do Reino Unido descobriu que a proteção de qualquer uma das duas vacinas contra covid-19 usadas com mais frequência contra a variante Delta do novo coronavírus diminui depois de três meses.

O estudo também mostrou que as pessoas que são infectadas depois de receberem as duas doses da vacina da Pfizer-BioNTech ou da AstraZeneca podem representar um risco maior para os outros do que com variantes anteriores.

Com base em mais de 3 milhões de amostras de nariz e garganta coletadas em todo o país, o estudo da Universidade de Oxford revelou que, 90 dias após a segunda dose da vacina da Pfizer ou da AstraZeneca, a eficácia na prevenção de infecções caiu para 75% e 61% respectivamente.

Trata-se de uma redução dos índices de 85% e 68%, respectivamente, observados duas semanas após a segunda dose. A redução da eficácia foi mais  entre pessoas de 35 anos ou mais.

“Essas duas vacinas, com duas doses, continuam se saindo muito bem contra a Delta. Quando você começa muito, muito alto, tem um caminho longo pela frente”, disse Sarah Walker, professora de estatísticas médicas de Oxford e pesquisadora-chefe do estudo.

Walker não se envolveu na criação da vacina da AstraZeneca, desenvolvida inicialmente por especialistas de imunologia de Oxford.

Os pesquisadores não quiseram projetar quanto mais a proteção cairá com o tempo, mas deram a entender que a eficácia das duas vacinas estudadas convergirá entre quatro e cinco meses após a segunda dose.

Ressaltando o risco acentuado de contágio da variante Delta, o estudo também mostrou que aqueles que se infectam apesar de estarem totalmente vacinados, tendem a ter uma carga viral semelhante à de não vacinados com  infecção, uma deterioração clara em relação à época em que a variante Alpha ainda predominava no Reino Unido.

As descobertas de Oxford se alinham a uma análise do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e chegam no momento em que o governo norte-americano delineia planos para tornar doses de reforço de vacinas contra covid-19 amplamente disponíveis a partir do mês que vem,em meio a um aumento de infecções da variante Delta. A entidade citou dados que indicam uma proteção declinante das vacinas ao longo do tempo.

Israel começou a administrar a terceira dose da vacina da Pfizer no mês passado, para conter uma disparada de infecções locais causadas pela Delta. Vários países europeus também devem começar a oferecer doses de reforço aos idosos e às pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos.

Via: Agência Brasil 
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Economia

Interesse crescente por bicicletas contribui com a economia do setor

Além de contribuir com a locomoção das pessoas, as bicicletas estão contribuindo com o meio ambiente, os municípios e a saúde das pessoas. Outro destaque que o interesse crescente por bicicletas traz está relacionado à economia do setor. Entenda!
Dia Online
19/08/2021, 14h13
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Pedalar gera muitos benefícios à saúde, já que reduz o estresse e melhora a forma física, além de outros. Optar pela bicicleta também gera economia de tempo e dinheiro e para contribuir com os ciclistas, a malha cicloviária vem crescendo nas capitais e grandes cidades.

Nas últimas décadas alguns municípios investiram mais em infraestrutura para os ciclistas, aumentando assim, as ciclovias e ciclofaixas. Segundo um levantamento publicado pelo time da Betway, site de caça níquel online, desde 2019 ocorreu um aumento de quase 250% de ciclistas apenas na Faria Lima, em São Paulo.

Já no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, esse número foi de 277%. Ou seja, o aumento da malha cicloviária significa mais ciclistas pelas ruas, o que gera muitos benefícios para o setor, meio ambiente e o próprio ciclista, conforme o levantamento aponta.

Aumento da malha cicloviária melhora a mobilidade e traz benefícios ao mercado

A bicicleta se popularizou muito nos últimos anos no Brasil e isso é reflexo das políticas públicas voltadas à mobilidade sustentável, a procura por atividades físicas ao ar livre e pela saúde. Além disso, o aumento da malha cicloviária nos principais municípios brasileiros está entre os principais indicadores da consolidação do pedal no país.

A junção das ciclovias com as ciclofaixas cresceu mais de 130% no Brasil só nos últimos 4 anos, como aponta a pesquisa da Betway em comemoração ao Dia do Ciclista. Isso contribuiu com a economia do setor, especialmente nas principais cidades que receberam uma vasta malha, como Curitiba, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Com o incentivo dos municípios pelo meio de locomoção, a procura por bicicletas aumentou. Com isso, as bike shops passaram a faturar mais, inclusive com as vendas de peças, roupas e acessórios, aponta o levantamento.

Para Guga Torres, da loja Spokes Bike Shop, que está nesse mercado há 9 anos, “as vendas aumentaram em todos os sentidos e segmentos”. Com as cidades oferecendo maior segurança aos ciclistas, as pessoas estão tirando as bicicletas de dentro da casa, realizando manutenção e adquirindo vestuário, acessórios e produtos do universo do ciclismo, aponta Torres.

A Betway também entrevistou Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike, que afirma que as vendas e procura por bicicletas se mantêm em alta, mesmo com o mercado em dificuldades de atender a demanda. O mercado de bicicleta está passando por um grande desafio, ou seja, o desabastecimento de componentes para montagem das bikes e toda a cadeia de suprimentos, finaliza o executivo.

Em contrapartida, o setor superou o obstáculo com maestria, já que só no primeiro semestre de 2021 os números são satisfatórios. Conforme a pesquisa aponta, foram quase R$ 200 milhões de recursos sobre a exportação e importação relacionados ao comércio exterior. Ou seja, mais de 120% se comparar com o mesmo período do ano passado.

No total, ocorreu um aumento de 50% sobre as vendas de bicicletas de 2019 para 2020, com 3,8 milhões de bikes produzidas por ano no país. Com isso, soma-se R$ 1 bilhão de unidades fabricadas.

Com aumento da malha cicloviária novas lojas de bicicletas surgiram pelo Brasil

O levantamento também mostra outros números satisfatórios, como mais de 25% de novas lojas de bike pelo Brasil. Ou seja, somente em 2020 foram abertas 4.800 empresas, o que contabiliza um total de mais de 36 mil empreendimentos em todo o país.

A região Sudeste é a que apresenta o maior número, sendo de 42%, enquanto 25% estão no Nordeste, 16% no Sul, 10% no Centro-Oeste e 7% no Norte. Além disso, a pesquisa mostra também o perfil dos empreendimentos, sendo que a liderança fica para microempresas, ou seja, 91% possuem somente 4 funcionários.

Sobre o faturamento das lojas, 30% faturam até R$ 200 mil por ano, sendo que 14% possuem um faturamento de mais de R$ 2 milhões por ano. O modelo mais procurado pelos ciclistas é a Mountain Bike, liderando com 95%.

As vendas de bicicletas urbanas são de 83%, enquanto 82% apostam nas bikes speed. Já a venda das bicicletas infantis também mostra um número positivo, sendo de 81%. Um ponto em destaque é para a preferência das bicicletas elétricas, que somam 53% pelo Brasil.

De acordo com a publicação da Betway, o urbanista Jhonatas Ferreira da Silva enfatiza que os municípios estão incentivando o uso da bicicleta, que ainda é vista como uma forma de lazer pela maioria das pessoas. Porém, a adesão a esse meio de locomoção pela população virá com o tempo, aponta Guga Torres.

Além de contribuir com a economia do setor e trazer benefícios aos ciclistas, voltados à saúde física e mental, bem como financeira, o meio ambiente é outro beneficiado. Esses são alguns motivos que fazem com que a bike seja uma tendência que veio para ficar.

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