O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) continua com a campanha educativa de volta às aulas, nesta segunda (9) a quarta-feira (11/8) e no dia 17 de agosto. O objetivo é desenvolver ações para estimular a adoção de comportamentos seguros no trânsito de Goiânia, de forma a prevenir acidentes e promover a fluidez do tráfego.
O público-alvo da campanha são estudantes do curso superior e as ações serão desenvolvidas em frente a faculdades por educadores da Gerência de Educação de Trânsito, em parceria com o Batalhão de Trânsito.
De acordo com o Detran Goiás, as ações serão realizadas nas proximidades da Faculdade Cambury, no Setor Sol Nascente; Faculdade Alfredo Nasser, no Jardim Esmeralda; FacUnicampis, no Setor Coimbra; e UniAraguaia, no Setor Bueno; das 18h30 às 20h30.
Principais problemas no trânsito de Goiânia
A atividade objetiva sensibilizar alunos e a comunidade docente a usar o cinto de segurança, respeitar a faixa de pedestre, e se atentar aos prejuízos de estacionar em fila dupla. De janeiro a julho deste ano, mais de 43 mil condutores foram flagrados ao estacionar em local proibido ou em desacordo com a legislação de trânsito. Infrações dessa natureza atrapalham o fluxo do trânsito.
Outro grave problema enfrentado no trânsito da capital, além do excesso de velocidade, que responde por cerca de 50% das multas aplicadas, é a falta do uso do cinto de segurança. Só neste ano, 53.557 mil pessoas foram multadas por essa infração.
A falta infraestrutura da capital também é um fator que contribui para acidentes e infrações cometidas pelos motoristas no trânsito de Goiânia, como falta de sinalização, sinalização ineficaz e buracos na via.
As ações educativas do Detran-GO são realizadas rotineiramente com o intuito de promover a melhoria no trânsito por meio da conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Além de abordagens, por meio da Escola Pública de Trânsito, a autarquia promove palestras, cursos e blitzes educativas.