O presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), apresentou ao Plenário requerimento dirigido à Prefeitura de Goiânia solicitando a reabertura de cinemas na capital, desde sejam cumpridos os protocolos sanitários adequados de prevenção à Covid-19.
Na solicitação, intermediada por representantes das empresas instaladas em Goiânia, Policarpo informa os cinemas estão em funcionamento em cidades maiores ou com população similar. No documento, o vereador cita as providências adotadas em outras cidades, como os cuidados com o sistema de climatização das salas.
“Outros municípios estabeleceram (para a retomada das atividades das salas de cinema), protocolos sanitários a serem adotados pelos funcionários, nas bilheteria, na bomboniére, nas salas de exibição, nos banheiros e em outros equipamentos assessórios, como autoatendimento, sala de funcionários, entre outros”, afirma o texto.
Em Goiânia, segundo levantamento feito pelo mandato do presidente da Câmara, as salas de cinema completaram nesta quarta-feira (30/6), 452 dias ininterruptos de fechamento.
Decreto de Goiânia proíbe reabertura de cinemas
O último decreto de Goiânia, publicado no dia 22 de junho, continua proibindo a reabertura de cinemas, teatros, casas de espetáculo, de artes cênicas, boates, casa de shows musicais e congêneres. Entretanto, continuam permitidos os eventos sociais com capacidade máxima de 75 pessoas.
Também está permitido o funcionamento de bares e restaurantes, com no máximo seis pessoas por mesa, que devem ter distanciamento de 2 metros entre si. Com essas regras, não há limite para capacidade máxima de clientes dentro do estabelecimento. A mesma determinação vale para panificadoras.
O valor da multa para quem descumprir as medidas sanitárias estabelecidas no decreto aumentou, passando de R$ 4.705,30 para R$ 4.908,10.
O documento é válido até o próximo dia 6 de julho, quando a situação epidemiológica da capital será reavaliada e um novo decreto deve ser publicado, estabelecendo as medidas de enfrentamento à Covid-19 pelos próximos dias.