Goiás recebeu, no começo da madrugada desta sexta-feira (25/6), 74.880 vacinas da Pfizer destinadas à aplicação da 1ª dose no Estado. O 27º lote integra os 224.980 imunobiológicos enviados ao Estado, nesta semana, pelo Ministério da Saúde (MS).
Por meio das redes sociais, o governador Ronaldo Caiado informou que houve mudança na estratégia de vacinação e anunciou a inclusão de novos grupos prioritários.“90% das vacinas que chegarem serão aplicadas nos municípios por faixa etária. 10% destinam-se a grupos específicos, como lactantes, garis e profissionais de imprensa. É justo! A comunicação é nossa aliada no combate às fake news”, ressaltou.
Essa nova remessa de imunizantes da Pfizer será dividida entre 23 municípios, sendo Goiânia, Aparecida, Inhumas, Goianira, Trindade, Senador Canedo, Goianésia, Anápolis, Ceres, Catalão, Cidade de Goiás, Itaberaí, Luziânia, Formosa, Iporá, São Luís de Montes Belos, Uruaçu, Rio Verde, Jataí, Itumbiara, Porangatu, Campos Belos e Posse.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, “as vacinas podem ser utilizadas para grupos específicos de acordo com a realidade do município.”, disse.
Vacinação contra Covid-19 em Goiás
Desde o início do Plano Nacional de Imunização (PNI), Goiás já recebeu 3.863.810 doses da Coronavac, Pfizer, Astrazeneca e Janssen. O primeiro lote da Janssen foi recebido esta semana.
Segundo o boletim da SES-GO, até às 15h de quinta-feira (23/6), foram aplicadas 2.120.779 vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação ao reforço vacinal, foram 697.037 pessoas imunizadas.
Casos de coronavírus
Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela SES-GO, foram confirmados 666.127 casos de Covid-19 em território goiano. Desse total, 18.823 morreram e 634.677 se recuperaram da doença. Há outros 490.776 casos suspeitos em investigação.
Ainda de acordo com a secretaria, o mapa de calor, que identifica locais endêmicos e de maior índice de transmissão e contaminação do coronavírus, aponta para dez regiões de Goiás em situação de calamidade, seis em estado crítico e duas em alerta.