O bebê de um ano e oito meses atacado por um jacaré na Lagoa Grande, em Porangatu, no norte de Goiás, precisou ter o antebraço direito amputado por causa da gravidade dos ferimentos. O caso aconteceu nesta quarta-feira (23/6).
O menino segue internado no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia. A lesão da criança foi considerada gravíssima. Segundo a equipe médica da unidade de saúde, a articulação do cotovelo do menino foi preservada, o que possibilita a implantação de uma prótese futura.
De acordo com a mãe da vítima, a criança estava com a babá quando ela ouviu os gritos e foi ao local. A babá disse que o animal abocanhou o braço do menino e o puxou para a água, momento que ela tirou o menino da boca do jacaré.
O bebê foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), levado ao Hospital Municipal, encaminhado para Uruaçu e transportado por um helicóptero ao Hugol, onde passou por cirurgia.
O helicóptero usado para o transporte da criança é um dos que auxiliam nas buscas por Lázaro Barbosa, de 32 anos, acusado de chacina contra uma família em Ceilândia, no Distrito Federal (DF), no último dia 9 de junho.
Prefeitura lamenta incidente do bebê atacado por jacaré em Porangatu
A Prefeitura de Porangatu lamentou o ocorrido e disse que é importante tomar cuidado em relação ao afastamento dos animais, mesmo que a espécie não apresente risco aos humanos. De acordo com Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (Semma) placas informativas foram solicitadas para alertar turistas sobre cuidados no local. Além disso, o órgão orienta que os cidadãos não alimentem os animais.
“No planejamento ambiental e no plano de governo, será feita a revitalização da Lagoa, onde está incluído a logística do manejo de capivaras e jacarés”, diz o comunicado da prefeitura.