A Prefeitura de Goiânia publicou, na noite desta terça-feira (22/6), um novo decreto que altera as regras para funcionamento de bares, restaurantes e escolas. A validade do documento é até dia 6 de julho.
O decreto determina multa para quem não cumprir as determinações e mantém os horários de funcionamento já estabelecidos, veja:
- Galerias e centros comerciais: das 9 às 17h;
- Estabelecimentos de serviço: das 12 às 20h;
- Bares, restaurantes: das 11h às 23h;
- Lanchonetes: das 6h às 20h;
- Shoppings e congêneres: das 10h às 22h;
- Salões de beleza e barbearias: das 12 às 21h;
- Distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência: das 8h às 22h.
Veja as novas regras do decreto de Goiânia para bares, restaurantes e escolas
Anteriormente, a capacidade máxima de lotação em bares e restaurantes era de 30%, com permissão de mesas com até cinco pessoas. Agora, bares, restaurantes e lanchonetes devem manter distância de 2 metros entre as mesas, com no máximo seis pessoas em cada uma. Com essas regras, não há limite para capacidade máxima de clientes dentro do estabelecimento.
Com o novo documento, fica permitido música ao vivo com no máximo dois artistas, som mecânico também é liberado. As brinquedotecas também podem funcionar, mas mantendo distanciamento de 2,25 metros entre os frequentadores.
Panificadoras seguem as mesmas determinações de bares, restaurantes e lanchonetes quanto ao cálculo de mesas, sendo proibido o consumo no local de pessoas em pé.
Em relação as instituições de ensino, a capacidade máxima de alunos presencialmente nas salas de aula foi ampliada de 30% para 50%. Entretanto, todos devem manter o distanciamento de 1,5 metro entre si.
Eventos sociais continuam liberados, respeitando a capacidade máxima de 75 pessoas. Continuam proibidos cinemas, teatros, casas de espetáculo, de artes cênicas, boates, casa de shows musicais e congêneres.
O valor da multa para quem descumprir as medidas sanitárias estabelecidas no decreto também aumentou, passando de R$ 4.705,30 para R$ 4.908,10.
Confira o documento na íntegra.