A pandemia trouxe novos hábitos para pessoas em todo mundo, entre eles, as compras online e colaboradores trabalhando de casa são os mais frequentes. Afinal, quanto menos as pessoas se expuserem ao vírus do Covid-19, menores serão as taxas de infecção e morte pela doença.
No entanto, trabalhar de casa apresenta uma série de dificuldades tanto para as empresas como para colaboradores, especialmente aqueles que nunca se encontraram nessa situação.
E com um número crescente de empresas aderindo a essa alternativa, os colaboradores devem se adaptar para não perder produtividade. Para ajudar nessa questão, falaremos um pouco mais sobre o assunto neste artigo e mostraremos algumas ferramentas que podem ajudar nessa adaptação.
Ferramentas para Home Office
Atualmente, existem diversas ferramentas digitais que podem ser muito úteis na adaptação e no rendimento do trabalho em Home Office. Veja algumas delas a seguir:
1. Kanbanize
Capaz de tornar o trabalho em home office mais eficiente e produtivo, o Kanbanize é uma plataforma que permite a gestão de tarefas através do Kanban.
Ele traz uma visão geral e mais real do que realmente está acontecendo na sua rotina profissional e da sua equipe mostrando o que deve ser feito ou já foi concluído através de cartões que mostram facilmente todas as tarefas.
Pode ser utilizado por iniciantes e permite saber o que deve ser feito, o que está em produção e já foi concluído. Isso permite uma entrega três vezes mais rápida de um projeto e permite uma análise de fluxo para calcular com mais clareza o prazo de conclusão de cada projeto.
É uma ferramenta bastante utilizada por diversas empresas e é uma das principais para poder melhorar sua produtividade em casa, visto que consegue se organizar sem perder prazos.
2. Microsoft Teams
Outra ferramenta que pode ser muito útil nessa adaptação é o Teams, uma plataforma de videoconferência que permite reuniões com centenas de participantes e até mesmo eventos ao vivo com milhares.
O Teams é um programa incluso no pacote Office 365 que permite, além das videoconferências, funções como envio de mensagens de texto e compartilhamento de tela.
Dessa forma é possível alinhar as atividades e dúvidas sem sair de casa com uma pessoa ou até mesmo uma equipe.
3. Smallpdf
É comum que tenha que compartilhar arquivos e a forma mais profissional de fazer isso é no formato PDF.
A Smallpdf é uma ferramenta capaz de transformar qualquer arquivo em PDF, de um jeito simples e rápido, tornando o compartilhamento de documentos mais ágil e seguro, o que tornará a dinâmica do seu trabalho muito mais ágil.
4. ExpressVPN
Se você trabalha com o envio e recebimento de muitos arquivos, independentemente do tipo, vale a pena investir em uma conexão mais segura também. E a melhor maneira de conseguir isso é contando com uma conexão VPN, que camufla seu IP de internet e impede que invadam seus dados, proporcionando mais segurança.
A ExpressVPN é uma empresa especializada no assunto, que permite a conexão de computadores pela internet de uma maneira segura e mais ágil, criptografando seus dados antes de serem enviados, automaticamente.
Dessa maneira você protege os dados da empresa e evita qualquer invasão de hackers.
Métodos para se adaptar ao Home Office
Junto com o uso de ferramentas corretas, a adaptação do colaborador a essa nova maneira de trabalhar é fundamental para que ele possa tanto garantir seu emprego como sua saúde, prevenindo-se da contaminação do Covid-19.
Para ajudar nessa questão existem alguns métodos que podem ser muito úteis. Veja quais são eles a seguir:
1. Tenha um espaço apropriado
Para que você possa manter o foco no trabalho e não tenha problemas com a sua produtividade, é fundamental que tenha um espaço apropriado para trabalhar, de preferência com uma boa iluminação, mesa e cadeiras confortáveis e funcionais.
Se mora com mais pessoas, procure montá-lo em um ambiente que possua uma porta que possa ser fechada.
1. Crie um planejamento semanal
Se o seu trabalho depende de outras pessoas, monte uma programação semanal com sua equipe, estabelecendo metas e prazos, e siga essa programação. As reuniões podem ser realizadas através de videoconferências e são importantes para orientar todos os integrantes do grupo, mantendo toda a equipe integrada.
2. Não se distraia com questões domésticas
Lembre-se que você está em casa, mas tem um horário de trabalho a ser cumprido. Por isso, evite discutir ou tentar resolver questões domésticas nesse horário. Aja como se você não estivesse em casa e sim na empresa.
Dificuldades do Home Office
O trabalho em Home Office vem crescendo exponencialmente. Apenas nos Estados Unidos, cerca de 40% dos trabalhadores já aderiram a essa tendência e a prospecção é que esse número cresça cada vez mais, mesmo após a pandemia.
No Brasil, uma pesquisa realizada pela SOBRATT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades aponta que 45% das empresas participantes possuem colaboradores que trabalham em Home Office, e outros 15% já estão estudando meios para implantar essa modalidade.
Apesar de contar com inúmeros benefícios – como maior qualidade de vida dos colaboradores e reduções de gastos – consideráveis para as empresas, essa prática também possui uma série de dificuldades.
Segundo o Sebrae, as maiores dificuldades do Home Office para os colaboradores são aumento do fluxo de trabalho, redução do networking, distrações com assuntos domésticos, baixa atualização na carreira, redução de produtividade devido a problemas da casa, perda da qualidade, entre outros.
Já para as empresas, as maiores dificuldades, segundo o site RH Portal, são: adequação às novas tecnologias, liderança à distância e auxílio à adaptação dos colaboradores.
Com essas dicas você certamente conseguirá se adaptar ao Home Office de um jeito mais fácil, evitando assim problemas como baixo rendimento, ou mesmo demissão.