Seguindo as recomendações da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), mais de 60 cidades devem fechar serviços considerados não essenciais nos próximos dias. A decisão partiu da Administração Municipal onde a cidade é enquadrada pelo governo do Estado na situação de calamidade.
Com isso, fica permitido o funcionamento apenas de estabelecimentos prestadores de serviços essenciais. A medida visa conter a proliferação da covid-19, devido o avanço da segunda onda da doença.
A nota técnica com as recomendações para os municípios foi emitida na noite de terça-feira (16/2), onde são apontadas medidas necessárias em função do “aumento sustentado do número de casos e de óbitos confirmados”, bem como do quantitativo de solicitações de internações e da taxa de ocupação de leitos hospitalares no Estado.
Estágios da situação da covid-19, em Goiás
A SES-GO deve fazer uma estratificação semanal dos locais conforme três estágios de situação: alerta, crítica e calamidade. Quando classificada em situação de alerta, é permitido à região o funcionamento de todas as atividades, exceto eventos com mais de 150 pessoas. Quando for crítica, o atendimento em atividades de alto risco deve ter redução, com ocupação máxima de 30% da capacidade, como em bares e instituições religiosas.
Já para os casos de calamidade, o entendimento das autoridades em saúde é que haja a interrupção de todas as atividades, exceto supermercados e congêneres, farmácias, postos de combustível e serviços de urgência e emergência em saúde.
Veja a lista das cidades que devem fechar serviços não essenciais, em Goiás
- Alvorada do Norte
- Amorinópolis
- Anhanguera
- Aruanã
- Bom Jardim de Goiás
- Britânia
- Buritinópolis
- Campo Alegre de Goiás
- Campos Verdes
- Carmo de Rio Verde
- Catalão
- Ceres
- Corumbaíba
- Crixás
- Damianópolis
- Diorama
- Faina
- Fazenda Nova
- Guaraíta
- Guarani de Goiás
- Guarinos
- Iaciara
- Ipiranga de Goiás
- Iporá
- Israelândia
- Itapaci
- Itapirapuã
- Itapuranga
- Juapaci
- Jussara
- Mambaí
- Marzagão
- Matrinchã
- Moiporá
- Montes Claros de Goiás
- Morro Agudo de Goiás
- Mossâmedes
- Nova América
- Nova Glória
- Nova Roma
- Novo Brasil
- Novo Gama
- Ouvidor
- Palestina de Goiás
- Palmelo
- Pilar de Goiás
- Piranhas
- Pires do Rio
- Rialma
- Rianópolis
- Rubiataba
- Santa Cruz de Goiás
- Santa Isabel
- Santa Terezinha de Goiás
- São Luiz do Norte
- São Patrício
- Sítio d’Abadia
- Uirapuru
- Uruana
- Urutaí