O município goiano de Itapaci, a 224 quilômetros de Goiânia, decretou hoje, quinta-feira (18/2), sistema de lockdown (bloqueio total) no intuito de conter a proliferação do novo coronavírus, causador da covid-19. Com isso, fica permitido o funcionamento apenas de estabelecimentos prestadores de serviços essenciais. Itapaci integra a região São Patrício I de Goiás, enquadrada pelo governo do Estado na situação de calamidade.
O documento publicado pelo município, que tem pouco mais de 23 mil habitantes e cerca de 1 mil casos confirmados de covid-19, aponta como essenciais os estabelecimentos médicos, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmácias, distribuidoras e revendedora de gás, postos de combustíveis, padarias, supermercados, mercearias, casas de carnes e frutarias.
Segundo o decreto nº 1.540/2021, supermercados e congêneres devem fechar às 17h, entre as segundas e sextas-feiras, e ao meio-dia, nos sábados. Nos domingos, esses estabelecimentos devem ficar totalmente fechados. Apenas padarias podem funcionar aos domingos até as 12h.
Bebidas alcoólicas
O decretou proibiu também a venda de bebidas alcoólicas na cidade. Restaurantes , jantinhas, pizzarias, pit dogs, pastelarias, pamonharias, lanchonetes e sorveterias poderão funcionar apenas no sistema de delivery até às 22h. Não é permitido consumo no local.
Atividades escolares, religiosas e atendimentos eletivos foram suspensos na cidade. Hotéis devem funcionar apenas com 50% da capacidade e o café da manhã deve ocorrer de forma individual, ou seja, no quarto.